SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Deputados defendem a construção de Hospital Regional em Linhares durante audiência pública


15/05/2015
Site de Linhares


Foto: Site de Linhares

A construção de um hospital regional em Linhares e a não estatização do Hospital Geral de Linhares foram os destaques da audiência pública que discutiu a atual situação da saúde em pública no município na tarde desta quinta-feira (14) no auditório da Superintendência Regional de Educação, no bairro Araçá. O encontro foi conduzido pelo Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do ES, Dr. Hécules Silveira, e pelos deputados Eliana Dadalto (PTC), Guerino Zanon (PMDB) e Almir Vieira. Nenhum vereador de Linhares esteve presente no evento.

Os debates abordaram assuntos como a situação financeira, estrutural e número de atendimentos dos hospitais Rio Doce e Hospital Geral de Linhares. Também, foram exemplificados casos de sobrecarga do HGL nos atendimento de pessoas de outros municípios, Estados e de pacientes de unidades estaduais, como o sistema prisional, dentro sistema SUS. Todas as demandas e reivindicações apontadas durante a audiência pública serão levadas ao Governador Paulo Hartung pelos deputados presentes.

Hospital Regional e Obras paradas

A deputada estadual Eliana Dadalto disse que o momento é de unir forças para que os problemas da saúde sejam minimizados e apontou uma pauta de reivindicações como a falta de medicamentos, a ampliação do Programa de Saúde da Família e as melhorias nas condições de trabalho nas unidades básicas de saúde. ''Vamos lutar para que este hospital regional seja construído em Linhares e não em Colatina. Linhares cresce, mas, a saúde que é oferecida aos moradores não acompanha este crescimento'', destacou.

O deputado Guerino Zanon agradeceu a deputada Eliana Dadalto pela transferência da audiência da sede da Câmara de Linhares para a Superintendência. Ele alegou ser inadmissível um evento que discute saúde e saneamento básico ser realizado num local que joga todo o esgoto produzido dentro do Rio Pequeno. ''Seria contraditório'', reforçou.

O ex-prefeito de Linhares pediu que os atuais governantes trabalhem e aperfeiçoem os serviços existentes para atender as comunidades e parem de atirar pedras ou aponta defeitos de administrações anteriores. ''Precisamos fazer as 32 unidades de saúde da sede e interior de Linhares funcionar. A estrutura existe. Além disso temos o Naps, a Casa Rosa e o Centro de Especialidades Odontológicas. Precisamos entender o que está acontecendo'', disse.

Zanon colocou seu gabinete a disposição das demandas da Prefeitura de Linhares e disse que também vem lutando para que o Hospital Regional seja construído em Linhares porque entende a necessidade da população do município e dos municípios do entorno por atendimentos de qualidade. ''A saúde é um conjunto de ações que envolve educação, saneamento básico, segurança, limpeza pública e esporte'', destacou.

Zanon e Eliana Dadalto cobraram a retomada das obras da Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell, e o Centro de Toxicômanos, no Planalto, e disseram que a conclusão das mesmas irão desafogar a porta de entrada do Hospital Geral de Linhares. ''Vamos buscar respostas para entender porque as obras estão paradas e nos colocamos a disposição da Prefeitura de Linhares'', disseram.

O secretário de Saúde de Linhares, José Roberto Macedo Fontes, destacou que o município se esforça para garantir o melhor atendimento à população, mas, confessou que o grande gargalo da saúde em Linhares é a super lotação do HGL, que demanda 40% do orçamento municipal. ''Acreditamos no fortalecimento da atenção primária para tentar desafogar os corredores do hospital. E trabalhamos para isso'', disse. Macedo Fontes ressaltou, ainda, que também irá trabalhar para que a UPA 24 horas e o Centro de Tratamento de Toxicômanos sejam concluídos.

Participaram do encontro: Geiza Pinheiro Quaresma (Coordenadora de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do ES - SINDSAÚDE); Sr. Luciano Gonçalves Bastos (Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Linhares) e Sr. Eduardo Gomes Soares Portilho (Diretor Administrativo do Hospital Rio Doce); Dr. Marcos Antônio Brunelli Pessoa – Presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde OAB/ES; José Roberto Macedo Fontes – Secretário Municipal de Saúde de Linhares; Dr. José Adalberto Dazzi – Procurador de Justiça e Luiz Nivaldo da Silva – Presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do ES e Cibely Pandini – Representante do Secretário de Saúde.