SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FINDES, SÃO LUCAS, AFPES: Simes finaliza ano movimentado


22/12/2015
Simes   |   Yan Falchetto


Foto: Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo entra em recesso nesta terça-feira (22), mas nem por isso deixa de atuar na luta pela categoria médica. A última semana de 2015 foi de muito trabalho jurídico e de assistência ao profissional de medicina.

Na última segunda feira (21) o Simes atuou em três frentes diferentes pela categoria e, para tal, foi elaborada uma força tarefa para cumprir com as demandas e compromissos firmados pela diretoria. Foram atuações nas reuniões com os gestores do Findes, com o corpo clínico da AFPES e, ainda, uma reunião com os médicos otorrinos do Hospital São Lucas.

FINDES

No início da tarde da última segunda feira, o Simes se reuniu com os gestores do Findes para tratar da possível alteração da nomenclatura de seus funcionários, incluindo os médicos do trabalho que empregam. Devido a atual situação financeira do país, as demandas deste profissional caíram de forma extrema e, portanto, a instituição pretende utilizar e adequar às especializações dos seus médicos. Foi ofertada uma segunda função através de um documento sem um diálogo prévio com os profissionais da saúde.
 
Com receio por seus postos de trabalho, os 26 médicos da instituição acionaram o Sindicato para que a suposta alteração de nomenclatura não interfira em seus vencimentos e, também, que tudo que for definido caminhe dentro da legalidade das leis trabalhistas.

Conforme conversado em reunião, a instituição pretende dar um retorno das ressalvas que os profissionais inseriram neste documento por eles assinado. O Simes afirma que, legalmente, o médico não tem a obrigatoriedade de assumir uma segunda função mesmo que tenha uma especialização e que este plano de gerenciamento do Findes está em processo de elaboração. Uma reunião deverá ser agendada com a categoria em breve.

Estiveram presentes em reunião o vice-presidente do Simes, Dr. Rogenir Rodrigues, a diretora Dra. Andrea Fiorini e o advogado do Sindicato, Dr. Télvio Valim, além, é claro, dos gestores do Findes.

HOSPITAL SÃO LUCAS

Os médicos otorrinos do Hospital São Lucas estiveram reunidos com diretores do Simes para tratar dos problemas que vivem em relação às escalas de sobreaviso estabelecidos pelos diretores da instituição.

Dessa forma, os médicos pedem o apoio do Simes para que a entidade representativa do médico no Estado se encarregue de cobrar do São Lucas a regularização quanto à sobrecarga do profissional médico.

O Simes enviou nesta terça-feira um ofício ao Hospital São Lucas solicitando uma reunião com sua diretoria para tratar dessa pauta. Além dos otorrinos, estiveram presentes na reunião o advogado do Simes, Dr. Télvio Valim, o vice-presidente, Dr. Rogenir Rodrigues e a diretora Dra. Andrea Fiorini.

AFPES

Estiveram reunidos com a diretoria do Simes, ainda, os médicos da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo. A diretora do Simes, Dra. Maria da Penha Gobbi e o advogado Dr. Télvio Valim, instruíram os presentes em como proceder quanto aos salários atrasados desde novembro passado, fora o acerto de contas devido às demissões de 17 médicos da instituição que não receberam, seja integral ou parcialmente, suas rescisões.