SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Idoso morre em Pronto Atendimento à espera de vaga em UTI, no ES


05/06/2012
Folha VItória

O aposentado João Barbosa Oliveira morreu no Pronto Atendimento (PA) de Viana, na região Metropolitana doEspírito Santo, na noite desta segunda-feira (4), à espera de vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de algum hospital público da GrandeVitória. A Secretaria Municipal de Saúde admitiu que o estado do paciente era de internação urgente em uma UTI e lamenta que o pedido de vaga não tenha obtido sucesso. A família do idoso, de 84 anos, está inconformada com o que aconteceu.

A coordenadoria médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) explicou que, para transportar o paciente, o quadro de saúde precisaria se estabilizar, o que não ocorreu.

A filha do aposentado, Lena Barbosa, explicou que o idoso chegou à unidade de saúde sentindo falta de ar e uma dor ao lado do corpo. "Quando procuramos saber se tinha como transferir meu pai para um hospital, simplesmente nos disseram que não tinha vaga. Quando questionamos de novo, disseram que não podiam fazer nada, que não tinha vaga em lugar nenhum", disse.

A situação piorou ao longo das oito horas que a família ficou no local, até que o idoso não resistiu e morreu. "Estou toda despedaçada, com o coração partido, já perdi minha mãe e acabo de perder meu pai. Se ele tivesse sido transferido, tinha sobrevivido, porque ele era uma pessoa que lutava muito. É muito descaso da saúde pública", lamentou a filha.

O secretário de Saúde deViana, Rubens de Almeida, explicou que João Barbosa chegou ao Pronto Atendimento por volta de 15h desta segunda (4) e logo recebeu o atendimento necessário, mas a transferência para uma UTI não foi possível por conta da falta de vagas. Já o coordenador médico do Samu, Alexandre Bittencourt, disse que o Serviço recebeu o chamado de transferência e ficou monitorando o estado do paciente até que se estabilizasse, o que não ocorreu.

Outro caso

Umaempregada doméstica, de 31 anos, também faleceu em um pronto atendimentona região Metropolitana, na cidade de Vitória, há menos de uma semana. Nelci Falcão Borges morreu na última quarta-feira (30) por conta de um erro médico, de acordo com a família.

Ela foi diagnosticada com uma grave pneumonia, mas profissionais de um pronto-atendimento no bairro Praia do Suá disseram que a internação não era necessária. Quando retornou à outra unidade de saúde nesta manhã, no bairro Andorinhas, também na capital, a mulher passou mal e não resistiu. A Secretaria de Saúde da capital informou que a equipe local tomou todas as medidas possíveis para evitar a fatalidade.