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7 erros que você não pode cometer nas redes sociais


02/10/2014
Revista DOC   |   Mariana Moreira

As redes sociais podem ser um bom começo para o médico que quer estreitar relacionamentos com pacientes em potencial e ganhar reconhecimento. Se você já faz parte de alguma delas - mas não está vendo resultado - ou se está pensando em criar um perfil, fique atento para não cometer erros.

Se você, como médico, já trabalha sua imagem profissional nas redes sociais, perguntamos: está se saindo bem? Tem tido um bom retorno dos seus fãs ou seguidores? Na verdade, não consegue avaliar esse feedback? Ou acredita que seja melhor desistir de uma vez por todas desse meio de comunicação, pois não conseguiu uma boa adesão dos seguidores ao que você publica? Será que essa é a melhor solução?

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, e outras redes vêm ampliando a facilidade de acesso a informação e reforçam o meio de comunicação bilateral que a internet iniciou. Segundo dados de uma pesquisa publicada em novembro de 2013 pela eMarketer, consultoria que cobre assuntos como marketing, mídia e comércios digitais, uma em casa cinco pessoas em todo o mundo usa redes sociais pelo menos uma vez por mês.

Dentro desse cenário, muitos são os que fazem usos de dados para angariar informações sobre sua saúde e como manter uma vida de qualidade. Para isso, seguem páginas de médicos no Facebook, a fim de obter mais conhecimento sobre determinada doença, por exemplo. Caso o paciente confie nas informações transmitidas pelo profissional, ele pode vir a compartilhá-las com outros conhecidos e ainda marcar uma consulta com o médico que segue. Ou seja, além de propagar o trabalho do profissional, ainda torna um cliente em potencial.

Com base nisso, as redes sociais podem ser boas aliadas para o seu crescimento profissional. Caso você já possua uma conta em alguma delas e não esteja vendo resultados positivos, é possível que esteja fazendo algo errado. Para ajudá-lo, a Revista DOC apresenta uma lista com os sete erros mais comuns e como evitá-los. Se você ainda não iniciou um perfil em uma rede social, mas tem vontade de abrir uma conta em uma delas, fique atento para começar com o pé direito.

1 - Atuar sem planejar

Não ter um planejamento de como atuar nas redes sociais pode fazer com que você se perca em suas postagens. Portanto, defina como quer trabalhar. Como médico, você pode estimular a promoção de saúde na especialidade, incentivando comportamentos saudáveis. A divulgação de dados de pesquisa bem fundamentadas pode também ser uma boa oportunidade de mostrar que você se mantém atualizado.

2 - Mesclar perfil profissional com profissional

Não confunda os dois. Caso pretenda obter relacionamentos que venham a ajudá-lo a se tornar mais conhecido como um bom médico, crie um perfil com objetivo estritamente profissional. Misturar ambos pode acarretar em descrédito por parte dos seguidores e você ainda pode sentir que perdeu sua privacidade.

3 - Ter desprezo e automatismo

É bem possível que as pessoas entrem em contato com você para tirar dúvidas ou até mesmo para dar uma opinião sobre algum conteúdo que você publicou. Não as ignore e nem dê respostas automáticas. Nas redes sociais, os indivíduos buscam interação. Assim, marque na sua agenda um momento do dia para ver como está sua conta na rede e responda aos comentários sempre com educação e clareza.

4 - Ignorar reclamações

Não ignore reclamações ou opiniões contrárias. Até mesmo as críticas devem ser respondidas. Responda com polidez e evite discussões. Mantenha a postura profissional e, se preferir, ofereça seu e-mail para que tudo seja esclarecido da melhor forma possível. Em caso de provocações, não revide em tom de ataque. Outro ponto: caso tenha publicado algo errado, peça desculpas e corrija-o o mais rápido que puder.

5- Não entender que as redes são diferentes

Disparar o mesmo conteúdo, da mesma forma para redes sociais diferentes pode soar impessoal. Por isso, procure entender como cada rede funciona. O Twitter, por exemplo, possui uma linguagem rápida baseada em 140 caracteres e faz pouco uso de imagens, enquanto no Facebook, você possui mais liberdade de textos, imagens e vídeos. Estude a melhor forma de adaptar seu conteúdo a cada rede.

6 - Comprar Likes

Fuja da compra de seguidores, fãs ou curtidas. As pessoas podem enxergar seu conteúdo como spam, diminuindo sua credibilidade diante delas e correndo o risco de ser penalizado pela rede social. O melhor é apostar em conteúdo de qualidade, atualizando com frequência e que mantenha um padrão na linguagem do texto e das imagens a serem divulgadas.

7 - Não avaliar feedbacks

Não avaliar o feedback pode fazer com que você perca boas oportunidades. Preste atenção ao que o seu público diz sobre você nas redes, crie enquetes para saber quais são os interesses deles, o que eles gostariam de saber dentro da especialidade que você aborda. Assim, você conseguirá direcionar ainda mais o seu conteúdo para o que de fato interessa a eles.