SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Linhares: após denúncias de médicos, sindicato realiza vistoria no HGL


25/06/2014
Fonte: Site - Linhares em Dia

Presidente do Simes garantiu que não faltam pediatras no mercado.

Dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado do Espírito Santo (Simes) realizaram uma vistoria no Hospital Geral de Linhares (HGL) na tarde da última terça-feira (24).

A visita foi motivada após inúmeras denúncias da classe médica sobre as atuais condições de trabalho existentes na unidade hospitalar. A questão da falta de pediatras no hospital também foi questionada pelos membros do sindicato.

De acordo com o presidente do Simes, o médico Otto Fernando Baptista, “a vinda do sindicato em Linhares vem de uma coisa distorcida que está sendo colocada para a população. Não existe falta de médico. O que existe é uma oportunidade precária para o médico pediatra, uma remuneração ruim e uma sobrecarga de trabalho”, frisou.

Otto, que também é vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), desmentiu a afirmação de que “faltam pediatras” no mercado. “Estou representando uma entidade nacional, que se viu atingida e incomodada da forma que foi colocada dizendo ‘que está faltando pediatra’. Isso não é verdade. O que está faltando são condições de trabalho”, afirmou.

Os dirigentes do sindicato entraram no HGL e constataram pacientes nos corredores e insatisfação por parte de algumas pessoas. Eles afirmaram que todas as constatações serão levadas ao conhecimento do Ministério Público.

Ao término da visita ao pronto-socorro, o grupo reuniu-se de forma privada com a direção do hospital. Após a reunião, o presidente do Simes voltou a falar com a imprensa. Ele afirmou que levou ao conhecimento da diretoria as constatações da equipe. Segundo ele, “existe um problema de gestão política para resolver esse acesso. Saímos daqui e vamos tomar providências com o prefeito e com os vereadores para que agilizem isso de forma emergencial, principalmente na urgência e emergência pediátrica”.

A direção do HGL não quis conversar com os jornalistas. Segundo a Secretaria de Saúde, o município está finalizando o projeto de reestruturação do HGL, que passa pela reforma física e de Recursos Humanos, além do fortalecimento da atenção básica do município. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que convidará o Sindicato dos Médicos para apresentar o projeto.