SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Ufes fica em 30º lugar entre 192 universidades


15/09/2015
Jornal Metro Grande Vitória

Ranking. O curso de Medicina foi considerado pelo Ranking Universitário Folha o 16º melhor do país, entre os da mesma área. Outros três ficaram na lista dos 20 mais bem colocados




O Jornal Metro Grande Vitória, publicou uma matéria nesta terça-feira (15) mostrando o ranking dos cursos de medicina no Brasil.Investimentos em laboratórios, no intercâmbio de estudantes e em parcerias com setores públicos e privados. Esses são os principais fatores que levaram a Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) à 30ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2015, a melhor colocação da instituição desde a criação do ranking, em 2012. A nota total foi 76,09. Quatro cursos da Ufes aparecem entre os 20 melhores na comparação com os das outras 192 universidades avaliadas: Medicina (16º), Farmácia (18º), Engenharia Ambiental (19º) e Agronomia (20º).

A USP foi a primeira colocada, repetindo o desempenho dos anos anteriores, e alcançou as primeiras colocações em 29 das 40 graduações avaliadas. No ranking, as 192 universidades do país são avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. A metodologia inclui dados oficiais e pesquisas de opinião Data folha. Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Anilton Salles, o resultado se deve à melhoria do ensino na graduação nos últimos anos, mantido em 2015 mesmo com os cortes de orçamento promovidos pelo governo federal. A Ufes estava na 31ª posição no ano passado.

“A melhora é muito significativa, principalmente nos quesitos de internacionalização. Tivemos um aumento das citações em publicações internacionais e de estudantes fazendo intercâmbio fora do país, por exemplo.”

O bom desempenho dos cursos como o de Medicina (o melhor do país) deve-se, segundo ele, a investimentos constantes em laboratórios, acervo bibliográfico e corpo docente. “Já em cursos como Engenharia Ambiental, destaco o desenvolvimento de projetos em parceria com os setores público e privado, que estimulam a pesquisa”, diz.

O curso de Arquitetura e Urbanismo teve o pior resultado da Ufes: ficou na 67ª posição em comparação com outros cursos do país. “Pode ser reflexo do comportamento dos alunos no Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), mas avaliaremos os motivos”, afirma Salles.

Para os próximos anos, o pró-reitor de Planejamento destaca que os desafios são melhorar a interação com o mercado de trabalho e desenvolver a inovação, garantindo o registro de invenções e soluções desenvolvidas na universidade.Além da Ufes, a UVV (Universidade de Vila Velha) aparece na 105ª posição do ranking, com nota total de 37,7. Outras faculdades particulares também tiveram seus cursos de graduação avaliados, mas não aparecem no ranking geral.