SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Regularização dos sindicatos junto ao MTE e Dia do Médico são destaques em reunião


17/10/2014
Imprensa Fenam

Foto: André Gobo

Em reunião com presidentes de sindicatos, realizada nesta quinta-feira (16), na sede da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), foram discutidas a regularização de pendências junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as ações da categoria no Dia do Médico, comemorado no próximo sábado (18).

A questão da regularização do cadastro sindical junto ao MTE prossegue no sentido de facilitar a comunicação entre os sindicatos e o órgão. Caso a situação não seja resolvida, a entidade além de perder o seu registro, também terá dificuldades com a cobrança da contribuição sindical no próximo ano, uma vez que ela será repassada ao Ministério.

A orientação é providenciar o recadastramento com a atualização dos dados, principalmente sobre a diretoria. O sindicato deve fazer uma assembleia, assinar uma ata contendo todas as solicitações do MTE e registrar em cartório. Todos os documentos, junto com a retificação devem ser enviados à FENAM e/ou ao Ministério. É indispensável que a federação receba as informações para acompanhar a evolução do processo.

Os sindicatos que receberam comunicado da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) estão na lista que precisa regularizar a situação. Presente na ocasião, a assessora sindical da CNTU, Nicole Goulart, explicou como as entidades devem proceder. “O problema acontece devido a não atualização dos dados e isso deve ser feito através do site do MTE. A maioria das atas de mudança dentro do sindicato não foram encaminhadas ao MTE ou foram consideradas insuficientes. Se houver falha, perde-se a representatividade”, disse.

Dia do Médico e o mês de outubro

No debate sobre o Dia do Médico, os presidentes dos sindicatos relataram as atividades que já estão sendo realizadas e as ações que ainda acontecerão. O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, orienta que todos estejam na liderança do movimento em suas regiões. Foi ressaltada a importância da mobilização dos médicos, durante todo o mês de outubro, para defender a valorização da profissão e lutar pelas bandeiras da categoria, como o piso FENAM e a desprecarização da Saúde. Devido ao ano eleitoral e à posição pró Aécio Neves de grande parte dos médicos brasileiros, muitas caminhadas e manifestações terão o tema presente. A FENAM orienta que apesar de serem mobilizações autênticas e legítimas da classe, os sindicatos devem através de suas assessorias jurídicas se precaverem quanto a conflitos com a Lei Eleitoral.

AM: Haverá uma manifestação organizada pelos estudantes de medicina, da qual o sindicato participará. O movimento tem a intenção de apoiar o presidenciável Aécio Neves. O sindicato também aguarda uma audiência pública para tratar da regulamentação da carreira de estado para médico.

RN: No dia 17, ocorre a tradicional festa do médico, evento comemorativo em que se reúnem aproximadamente 1000 profissionais e conta com a presença do Sindicato, Associação e Conselho. No dia 18, ocorrerá uma grande manifestação pública dos médicos com a passeata “Por um Brasil melhor” que deverá reunir a categoria e a população em um grande congraçamento.

BA: No dia 19, pela manhã haverá a Corrida pela Saúde. Depois, ocorrerá uma manifestação no dia 19 em frente ao Hospital Espanhol, que está fechado, seguido de uma passeata até o Cristo da Barra.

MG: Existe uma programação semana todo ano. E no domingo, haverá uma concentração em uma praça, seguida de passeata em apoio ao presidenciável Aécio Neves, juntamente com outros profissionais da Saúde.

ES: No dia 18, haverá uma grande mobilização pela melhoria da saúde e serão realizadas duas carreatas com trio elétrico, uma em Vitória e outra em Vila Velha. O movimento também apoia o presidenciável Aécio Neves. Na sexta-feira, à noite, acontece o baile dos médicos.

CE: Além de spots em rádios desde esta sexta-feira e nota em jornais, haverá uma feijoada e roda de samba no dia 18 com brindes para os médicos.

RJ: Programação voltada para os médicos que será um baile. O sindicato publicará matéria em jornais.

MS: Programação durante a semana. Além de outdoor na rua, será anunciado nas rádios sobre o Dia do Médico, destacando a valorização do profissional que tem a tarefa de salvar vida. No dia 18, haverá carreata em prol da saúde e pela noite, um baile com show Paulo Ricardo.

SE: Outdoor nas ruas pedindo respeito e valorização aos médicos. Houve homenagem aos médicos e aos professores na quarta-feira (15). Na sexta-feira terá um café com a imprensa e terá a posse da nova diretoria. No sábado, terá uma festa de entrega de jalecos aos sindicatos. No domingo, haverá uma corrida somente para médicos. 350 já se inscreveram.

PI: Será realizada no dia 18 a festa “Noite Carioca” em comemoração ao Dia do Médico. O evento terá como atração principal o cantor Dudu Nobre, participação de Dandinha e Banda e sorteio de um carro 0 km.