SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Federação Nacional dos Médicos visita novo Hospital São Lucas, no ES


10/10/2014
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Foto:TV Gazeta

O site " G1 ES ", publicou uma matéria sobre "vistoria da Fenam ao São Lucas".Confira a matéria na íntegra.
Mesma comitiva já esteve no estado em 2012.
Médicos encontraram unidade funcionando sem pronto-socorro.


Membros da Federação Nacional dos Médicos visitaram o novo Hospital São Lucas, em Vitória, nesta quinta-feira (9). A comitiva, que já esteve no estado em 2012 visitando o São Lucas que funciona nas dependências do Hospital da Polícia Militar (HPM), conheceu todas as dependências da nova unidade. A expectativa nessa nova visita era encontrar um hospital de urgência e emergência, mas os médicos encontraram um hospital sem pronto-socorro.

O novo hospital foi inaugurado em setembro. Atualmente, 65 pacientes estão internados na unidade. Segundo o secretário de Saúde do estado, Tadeu Marino, esse número deve subir para 175 até o final do ano.

Hospital São Lucas reabre com 65 leitos e sem pronto socorro, no ES

O presidente da Federação, Geraldo Ferreira Filho, explicou que, mesmo com o aumento do número de vagas, o novo hospital não está preparado para fazer atendimentos de urgência e emergência, e que a unidade que funciona no anexo do HPM ainda é a melhor opção para esse tipo de atendimento. ''Viemos aqui (no novo São Lucas) presenciar que houve a busca de ampliação de leitos. Mas esse hospital não está com a porta aberta. Lá (no hospital que funciona no HPM) continua recebendo e sendo o local que referencia os outros hospitais. E há persistência dessa situação desumana. Até sábado, vamos fazer uma visita ao outro hospital para comprovar a situação”, disse.

O secretário de Saúde acompanhou a vistoria e reconheceu que o número de vagas ainda não é suficiente. “A carência de leitos continua. Vai ser necessário ainda comprar leito na iniciativa privada, vai ser necessário investir em novos hospitais de maneira regionalizada, é um processo contínuo”, disse Tadeu Marino.

O Sindicato dos Médicos garantiu que vai continuar fiscalizando o funcionamento do novo e do antigo São Lucas. “Se hoje, no São Lucas, existe paciente no corredor, nós sabemos disso e estamos monitorando. Se o caos for instalado, vamos procurar o Ministério Público”, disse o presidente do Sindicato dos Médicos, Otto Baptista.