SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Novos remédios de graça


13/09/2012
A Tribuna   |   Milena Souza

Pacientes portadores de artrite reumatoide, conhecida como reumatismo, vão contar com cinco novos remédios de graça para tratar a doença.

A doença é uma inflamação crônica e autoimune, que afeta as membranas das articulações, como mãos e tornozelos, comprometendo os movimentos, e órgãos internos. Os novos medicamentos serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estarão disponíveis em até, no máximo, seis meses. Os remédios ampliam a oferta de tratamento para pacientes que não respondem bem aos tratamentos convencionais ou sofrem com fortes efeitos colaterais, como enjoos, náuseas e dor no estômago,já que eles têm como característica a redução dos efeitos.

“São novas opções para pacientes que não respondem bem a determinados remédios já usados a t ua l m e n te ”, afirma o reumatologista José Mário Corassa. Segundo Corassa, alguns dos medicamentos liberados pelo SUS chegam a custar R$ 18 mil, por isso, a disponibilização gratuita amplia a oferta de tratamento da doença.

Os novos remédios são administrados por meio de injeções subcutâneas ou intravenosas. Com essa inclusão, o SUS disponibiliza gratuitamente 15 medicamentos para tratar o reumatismo. A reumatologista Maria Bernadete Gavi destaca que os medicamentos disponibilizados são importantes para reduzir as crises de d o re s. “Esses novos remédios mudaram o curso da artrite reumatoide, que é uma doença com potencial enorme de causar deformidades. Com esses remédios, os reumatologistas conseguem conter a evolução da doença com mais facilid a d e.”

A doença afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos e pode se manifestar em qualquer idade. Na juventude, o reumatismo começa antes dos 16 anos e provoca alterações nos exames de sangue.

ES P E R A N ÇA
A secretária Soraya Gomes Barbosa, tem artrite reumatoide há 10 anos e sofre com fortes crises de dores e efeitos colaterais. Com os novos medicamentos, Soraya espera amenizar os sintomas da doença. “Já passei por vários medicamentos e atualmente faço uso de remédio biológico. Estou com muita esperança, toda medicação nova é bem-vinda. Sinto muita dor nas articulações e rigidez pela manhã.”

OS REMÉDIOS DE GRAÇA
N ovo s
I N J E TÁV E I S
> A b ata c e p t e
> Certolizumabe pegol
> Golimumabe
> To c i l i z u m a b e
> R ituximabe

Já distribuídos de graça
I N J E TÁV E I S
> Ad a l i m u m a b e
> Etanercepte 25 mg/ml
> Etanercepte 50 mg
> Infliximabe 10 mg/ml
SOLUÇÃO ORAL
> Ciclosporina 100 mg/ml
COMPRIMIDOS
> Cloroquina 150 mg
> H i d r ox i c l o r o q u i n a 400 mg
> Leflunomida 20 mg
> Me t o t r ex at o 2,5 mg
> S u l f a ss a l a z i n a 500 mg