SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Você já está planejando a sua aposentadoria?


03/07/2014
Revista da AMP

Foto de Internet

Se aposentar pelo INSS com um valor econômico é difícil; previdência privada é boa alternativa

Se aposentar pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) com um valor que atenda às necessidades econômicas é bem mais difícil do que parece. Além disso, as regras de aposentadoria podem mudar no futuro, diminuindo o benefício de quem ainda não se aposentou. Neste sistema, as contribuições dos trabalhadores ativos compõem o caixa para o pagamento aos aposentados, o que se tornou um problema no decorrer dos anos. Na década de 1950, a relação era de oito contribuintes para cada aposentado. Atualmente, existe 1,5 contribuinte para cada aposentado e a previsão para 2050 é de apenas 0,8.

Outro aspecto a ser considerado é o aumento da expectativa de vida do brasileiro, principalmente devido aos avanços da Medicina e da tecnologia. Para 2050, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que o país terá alcançado o patamar de 81 anos.

Por isso, quanto mais vivermos, maior a necessidade de pouparmos. Um dos itens mais relevantes do planejamento financeiro atual é a preparação para a aposentadoria. É prudente garantir hoje uma forma de complementar a renda no futuro e, o quanto antes se começar a poupar, menor será o esforço.

Previdência privada é boa alternativa

A previdência privada (PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre e VGLB – Vida Gerador de Benefício Livre) é uma excelente alternativa de poupança de longo prazo, em função do tratamento tributário que a diferença das demais opções de investimentos.

Adiar o pagamento do Imposto de Renda, que é feito apenas no momento do regaste ou no recebimento da renda, permite aumentar o valor acumulado. Além disso, por não ter dedução de IR sobre o ganho de capital (come-contas) durante todo o período de investimento no plano, a rentabilidade tende a ser melhor.

Os planos de previdência privada não entram em inventários e é possível escolher livremente os beneficiários. Existe ainda a possibilidade de acumular recursos para dependente econômico em um plano de previdência para menores. O valor acumulado pode ser resgatado ou transformado em renda mensal.