SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Presidente do Simes e vice-presidente da Fenam participa de reunião com Cremesp


02/03/2013
Fenam

O Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo, recebeu na tarde de quinta-feira (28) a Federação Nacional dos Médicos (FENAM). O objetivo da reunião foi debater as questões do trabalho médico em comum entre o Conselho e a Federação; mobilizações nacionais; e o aumento do número de conselheiros nos estados brasileiros.

O presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, comentou da sua satisfação em ser recebido pelo Cremesp e por saber que o Conselho também se mobiliza a cada dia - através de documentos, visitas e fiscalizações - em denuncias de maus tratos com os pacientes da rede pública de saúde e as péssimas condições de trabalho médico [o que se caracteriza como violação aos direitos humanos], "essa motivação como uma nova forma de estreitar os laços já vem de tempos, o elo entre Fenam e Cremesp é o novo caminho para tentar solucionar problemas que enfrentamos ao longo dos anos".

Ferreira destacou ainda que a Federação deu o "ponta pé" no movimento de denúncias levadas à comissão de direitos humanos e "através dessa iniciativa pude perceber que o Conselho Regional de Medicina de São Paulo está seguindo o exemplo da Fenam o que significa uma enorme satisfação".

Segundo o vice-presidente da Fenam e presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Baptista, com o apoio e a união conquistados no encontro, as repercussões terão um nível de eficácia maior nos próximos trabalhos, principalmente no que se diz respeito as denúncias à comissão de direitos humanos."O presidente Renato deixou claro que quando o Cremesp estiver com o seu dossiê das denuncias sobre a saúde do Estado de São Paulo, ele irá convidar a Fenam para fazer parte da mesa e da coletiva de imprensa apresentando toda a documentação".

Otto ainda concluiu que, "estamos saindo da reunião com a sensação de dever cumprido, é mais uma parceria de evolução que a Fenam conquistou".

O Secretário de Direitos Humanos da Fenam, José Murisset, apontou que o Conselho tem tradição de luta política, "as nossas pautas se coincidem".

Renato Azevedo comentou que foi uma honra receber a visita da Fenam e está disposto a trabalhar com intensidade junto com a Federação, principalmente nas questões de trabalho dos profissionais médicos e das más condições em que a população é atendida. "A Fenam e o Cremesp têm interesses em comum, trabalhamos de forma próxima com o movimento sindical, é uma parceria que vem dando certo ao logo dos anos".

Sobre a proposta da Fenam de que os sindicatos indiquem um número de conselheiros a mais, Renato Azevedo garante que é algo de extrema importância, "é uma proposta muito bem vinda, o Cremesp defende esta bandeira e isso deve ser debatido para ser aprovado".

Azevedo cita o exemplo de que em São Paulo existem 42 conselheiros para um total de 120 mil médicos em atividade, sendo que em alguns Estados o número de médicos é bem menor e tem o mesmo número de conselheiros, "existe um desequilíbrio e por este motivo encontramos muitas dificuldades, isso tem que ser mudado", finalizou o presidente do Cremesp.