SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Regional Sudeste indica por unanimidade nomes para FENAM


13/04/2015
FENAM

Otto Baptista será eleito como presidente no Congresso Deliberativo da FENAM, que ocorrerá nos dias 25 e 27 de junho, juntamente com a Diretoria. 



Foi realizada neste sábado (11), no hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro, a Assembleia Ordinária do Conselho de Representantes da FENAM Regional Sudeste (Fesumed). Na ocasião ficou definido a indicação do nome para à presidência da FENAM, gestão 2015-2018.
 
A proposta inicial colocada em votação previa a divisão do mandato em três períodos, ficando a direção por um ano para cada sindicato: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A delegação de Minas Gerais se posicionou contra, mas a proposta foi vitoriosa por 16 votos contra cinco. A seguir, a delegação de Minas Gerais sugeriu que fosse colocado em votação a candidatura da dr. Amélia Pessoa contra a candidatura do dr. Otto Baptista e do dr. Jorge Darze.
 
A divisão do mandato entre dr. Otto Baptista (ES) e dr. Jorge Darze (RJ) teve ampla maioria dos delegados presentes (18 votos contra 3). Foi colocada em discussão a divisão do mandato de três anos, em duas partes, cada uma com um ano meio. Foi votado e aprovado que o dr. Otto Baptista assume a primeira parte do mandato e o dr. Jorge Darze (RJ) assumirá a segunda metade do mandato da presidência da FENAM. Os delegados tiveram a oportunidade de colocar os pontos de vista a favor e contra as propostas.
 
A seguir votou a indicação dos seis nomes, incluso o do presidente, para compor a chapa da diretoria da FENAM gestão 2015-2018. Foram votados e aprovados por unanimidade dos 21 votos os nomes de Otto Baptista (ES), Jorge Darze (RJ), Clóvis Cavalcante (Niterói), Amélia Pessoa (MG), Andreia Donato (MG) e o presidente da Regional FENAM Sudeste para compor a chapa da diretoria da FENAM.
 
De acordo Otto Baptista, indicado para o primeiro período como presidente da FENAM, o momento que está vivendo o movimento sindical é de tentativa de divisão por interferência partidária de grupos ligados ao governo. Ele frisou que não concorda com isso e que vai brigar para que isso não ocorra na FENAM. “Esse é um momento muito responsável e agradeço a cada sindicato que trouxe os seus delegados para tomar a decisão de dar continuidade às ações da FENAM. Nós estamos colocando com total transparência a divisão de mandato, e eu não vejo problema nenhum nisso”, declarou.
 
O dr. Jorge Darze, indicado para o segundo período como presidente da FENAM, defendeu o fracionamento do mandato, uma vez que isso já ocorre nos Conselhos Regionais. “Nós estamos falando da futura FENAM que queremos. Nós estamos assistindo um grupo de pessoas que estão se habilitando em disponibilizar o seu tempo para contribuir com o movimento médico.”, afirmou.
 
A presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Amélia Pessoa, se manifestou que se dispôs a vir na reunião, apesar das divergências, para disputar no voto as decisões para a escolha do presidente da FENAM, e que não achava a melhor opção esperar por definições na justiça, uma vez que levam tempo, energia e recursos, segundo ela. “A categoria precisa se unir, tanto na base como nas lideranças. Mas, eu não concordo com o fracionamento do mandato”, destacou.
 
Segundo o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, momentos históricos exigem decisões históricas. “A decisão de hoje mostrou o firme compromisso dos sindicatos com a unidade da FENAM e no fortalecimento do movimento sindical médico”, afirmou.
 
Participaram da reunião 21 delegados de sete sindicatos que compõe a Fesumed, compondo a maioria absoluta para deliberações. Como rito, no início da reunião, o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, fez a leitura do edital de convocação da reunião, publicada no jornal O Globo no dia 20 de março de 2015.