SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Sindicato convoca médicos da rede pública a denunciarem suas condições de trabalho


18/07/2013
Comunicação Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo está convocando os médicos da rede pública municipal e estadual para registrarem suas condições de trabalho por meio de fotos e vídeos, encaminhando-os para o departamento jurídico da entidade sindical.

O objetivo da medida é montar um cenário global da saúde pública no Espírito Santo sob o ponto de vista dos profissionais. O Sindicato e o Conselho Regional de Medicina têm documentados registros fotográficos de unidades de saúde, postos de atendimento e até hospitais sem as mínimas condições de funcionamento.

As imagens deram origens a inúmeras denúncias que foram apresentadas ao Ministério Público, à Secretaria Especial de Direitos Humanos em Brasília e ainda à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

“Com a convocação para que os médicos registrem seus ambientes de trabalho, o Sindicato quer mostrar que os governos federal, estadual e municipal não estão dando a devida atenção à saúde pública. Queremos mais uma vez comprovar que o problema da saúde pública não reside na falta de profissionais, mas na falta de infraestrutura”, frisou Dr. Otto Baptista, presidente do Simes e vice presidente da Federação Nacional dos Médicos.

Os profissionais de todas as cidades do Espírito Santo devem encaminhar suas imagens e vídeos para o e-mail do Sindicato: simes@simes.org.br.

A identidade dos médicos denunciantes será preservada, mas o material recebido será juntado para compor um vídeo-denúncia atual sobre a saúde no Espírito Santo.

ENVIE SUAS DENÚNCIAS
1 – Registre seu local de trabalho, com fotos e vídeos feitos com seu celular, evidenciando as condições em que você, médico, desempenha sua função.

2– Se preferir, registre seu depoimento e o depoimento de pacientes.

3– Envie para o e-mail do Sindicato (simes@simes.org.br), indicando seu nome e a cidade e unidade de saúde onde você fez as imagens.

4 – O material recebido será juntado para compor um vídeo-denúncia atual sobre a saúde no Espírito Santo.