SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Outubro Rosa: Simes apoia movimento internacional de prevenção ao câncer de mama


03/10/2013

Desde o começo do mês, monumentos públicos e pontos turísticos de Vitória estão iluminados de rosa. O movimento conhecido como ‘Outubro Rosa’ é celebrado em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com atitudes simples, como mudança de estilo de vida; bem como alertar para importância do diagnóstico precoce.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de novos casos da doença no Brasil é de 518.510 para os anos de 2012/2013. Desse total, 60 mil serão de próstata, 53 mil de mama feminina, 30 mil de cólon e reto, 27 mil de pulmão, 20 mil de estômago e 18 mil de colo do útero.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

O Inca estima o surgimento de 900 novos casos de câncer de mama este ano no Espírito Santo. A taxa de incidência é de 49,42 para cada grupo de 100 mil mulheres. A de mortalidade, 11,95.

No Brasil, esperam-se 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Dados de 2010 do Inca mostram que mais de 12.705 mulheres morreram de câncer.

A taxa de mortalidade no País é de 12,53 a cada 100 mil mulheres. O índice é considerado elevado, o que aponta que a doença é diagnosticada em estágio avançado. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

A projeção da OMS para o ano de 2030 é de 27 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo e 17 milhões de mortes pela doença. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o BrasilL.

Prevenção

De cada seis casos de câncer, um é causado por infecções que poderiam ser prevenidas ou tratadas. Sendo assim, prevenir-se é fundamental. Adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar ou abusar de bebida alcoólica são atitudes preventivas. Além disso, é necessário ir regularmente ao médico.
A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama, mas outros fatores de risco já estão bem estabelecidos. Eles estão relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal), história familiar de câncer da mama e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama).
Pessoas com histórico familiar da doença devem ter atenção. Nesses casos recomenda-se iniciar a mamografia mais cedo, aos 35 anos. Mulheres acima dos 40 anos devem iniciar o protocolo de prevenção com o exame clínico das mamas e, a partir dos 50 anos, também com a mamografia. No ano passado, foram efetuadas 73.825 mamografias nos estabelecimentos do Espírito Santo conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferece serviços de Norte a Sul do ES para que a população tenha acesso aos exames e tratamento mais perto de casa, por meio de parceria com instituições filantrópicas. Os hospitais credenciados são:

Região Metropolitana
Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória
Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Vitória
Hospital Infantil de Vitória
Hospital das Clínicas
Hospital Evangélico de Vila Velha

Sul
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim
Norte
Hospital São José, em Colatina
Hospital Rio Doce, em Linhares
Fonte: Afecc, G1 e Sesa