SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Médicos residentes suspendem atendimento e protestam em Vitória


24/09/2015
Portal G1 -ES

Foto: Médicos Residentes do ES

Eles pedem melhores condições de trabalho nos hospitais.O MEC disse que já apresentou ponderações sobre as reivindicações.


O portal G1-ES publicou uma matéria, sobre os médicos residentes de vários hospitais da Grande Vitória que paralisaram os serviços e protestaram, nesta quinta-feira (24), para reivindicar melhores condições de trabalho.

Os profissionais pedem, entre outros pontos, a não abertura de vagas de residência em programas sem estrutura e o reajuste da bolsa ao valor pago pelo Programa Mais Médicos, que é de cerca de R$ 10 mil.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) disse que já apresentou à Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) ponderações sobre cada um dos pontos reivindicados e associação concordou em analisar as considerações do MEC e de retomar os temas nas agendas estabelecidas.

Com cartazes e panfletos, os médicos se reuniram às 10 h no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), onde alguns doaram sangue, e seguiram para o Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), em passeata. De lá, foram para a avenida Vitória, onde continuaram a manifestação.

“Estamos nos manifestando a favor de plano de carreira para médico do SUS, valorização da residência médica, contra a carga horária abusiva, melhores condições de trabalho, supervisão adequada e isonomia de remuneração com o programa mais medico. Queremos uma melhor saúde para a população”, falou a residente em radiologia do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, Ynara Olivier.

Estiveram presentes na manifestação residentes do Hucam, Hospital Infantil de Vitória, Hospital Jayme Santos Neves, Hospital Evangélico, Vitória Apart Hospital e Santa Casa de Misericórdia da capital. De acordo com os manifestantes, foram mantidos 30% dos residentes dos serviços de urgência e emergência das unidades.

A paralisação vai ser mantida até o final desta quinta-feira. A intenção é retomar os serviços na manhã desta sexta-feira (25).