SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM, CFM e AMB voltam a ter representação no CNS


27/11/2012
Fenam

Por consenso, a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), o Conselho (CFM) Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira (AMB), a partir de agora, têm representação no Conselho Nacional de Saúde (CNS). O processo eleitoral que escolheu as novas representações da sociedade civil para atuar ao longo do triênio 2012/2015 foi realizado nessa terça-feira (27) em Brasília.

Para o representante da FENAM na ocasião, Antônio José dos Santos, as entidades nunca poderiam ter perdido a posição ocupada no CNS.


“Garantimos mais uma vez o lugar dos médicos. O trabalho não vai parar, defenderemos e participaremos com a concepção de que o CNS não seja corporativo, pois por felicidade ele é composto por todo o segmento da sociedade, seja trabalhador, gestores e usuários”.

O representante do CFM, Waldir Cardoso, aponta que essa conquista foi fruto de um trabalho democrático, “fizemos uma costura política nos últimos anos, os médicos estavam sem representação no órgão e após uma série de entendimentos das próprias entidades médicas, que representam trabalhadores de saúde, chegamos à vitória”.

O CNS é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo. Dentre outras funções, é competência do órgão aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução orçamentária. Cardoso explica além de temas que englobam a saúde de forma geral, o fórum abrange questões da categoria como abertura de escolas, planos de carreira e entrada de médicos estrangeiros no país.

Ao longo dos próximos três anos, haverá um rodízio dentro do Conselho, entre as três entidades nacionais; enquanto uma é titular as outras serão primeira e segunda suplência. “Vamos considerar as três entidades participativas, sendo que em cada ano uma poderá substituir a outra nas reuniões”, explicou Cardoso.

A compreensão dos presidentes das entidades médicas, Geraldo Ferreira, Roberto d`Avila e Florentino de Araújo Cardoso, contribuíram para a conquista. A posse dos novos membros do CNS será realizada no dia 13 de dezembro, também na Capital Federal.


Veja aqui aResolução CNS Nº 457, de 9 de agosto de 2012