SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Atendimento no PA da Glória só para casos de urgência e emergência


17/11/2014
ES HOJE   |   Laureen Bessa

Foto de Dayana Souza

Desde sexta-feira (14), a população que busca atendimento no Pronto Atendimento (PA) da Glória, em Vila Velha, têm que voltar para casa sem conseguir ser visto por um médico. Um aviso na entrada da unidade dá conta que somente casos de urgência e emergência estão sendo realizados. Na manhã desta segunda-feira (17), a reportagem do ESHOJE esteve no PA e acompanhou vários pacientes que foram mandados de volta para casa, mesmo se sentindo mal.

Cerca de 30 pessoas aguardavam serem chamadas para sala de triagem, local onde uma enfermeira faz o primeiro contato com o paciente e classifica o nível de periculosidade para a sua saúde. Os classificados como azul e verde não estão sendo atendidos, a justificativa dada as pessoas é que ‘os médicos não vão atender casos que podem esperar’.

“Estou sentindo cólica há um mês e hoje piorou, vim ver o que está acontecendo comigo, porque isso não é normal. Cheguei aqui eram 9h, me chamaram para a sala de classificação e me disseram que os médicos só vão atender emergência. Eles nem tocaram em mim, eles anotaram na folha e tive que sair, isso é um absurdo e descaso com a vida de um ser humano”, contou indignada a dona de casa Natália Alves, de 25 anos.


Já a Edna de Jesus Cortes, 38, levou a filha de cinco anos para que um médico pudesse tratar da infecção localizada no pé esquerdo da menina, mas teve que voltar para casa. “O pé da minha filha está assim desde sábado, a unha do pé já caiu, não para de inchar e está infeccionado. Ela está sentindo muitas dores, os remédios não fazem mais efeito, mas ela não vai ser atendida porque não está com febre. Fiquei mais de uma hora aqui pra quê? Nem me disseram aonde eu poderia levar ela pra ela ser atendida, isso me revolta como mãe e me entristece”.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Organização Social (OS) responsável pela prestação de serviço no Pronto Atendimento da Glória não realizou toda a prestação de contas prevista, por isso não foi pago o valor total do contrato. A secretária informou que pagou o valor que foi comprovado na prestação de contas apresentada até agora.

Devido ao não pagamento de todos os funcionários que estão trabalhando no local, só os casos graves estão sendo atendidos. A Prefeitura está aguardando a apresentação da prestação de contas por parte da Organização Social para efetuar o restante do pagamento.