SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Núcleo Ampliado da FENAM se solidariza com o presidente e pede a convocação de fóruns


13/10/2014
Valéria Amaral

Foto: Valéria Amaral

O Núcleo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e sindicatos convidados se reuniram nesta quinta-feira (09), em Vitória (ES), para discutir a política nacional, a política interna da instituição e encaminhamentos para aprofundar a democracia.

Participaram da abertura da reunião estudantes de medicina que fizeram relatos de polêmicas nas Redes Sociais, particularmente no grupo Dignidade Médica, com supostas mensagens discriminatórias publicadas em perfis nas Redes Sociais, e atribuídos falsamente aos médicos. Ficou aprovado que a entidade emitirá nota oficial repudiando os fatos, alertando sobre perfis fraudulentos usados em nome de médicos com intuitos políticos, e pedirá oficialmente a apuração das responsabilidades pelas autoridades.

Foi apresentado ao grupo esclarecimentos sobre o desempenho das finanças, e a necessidade de contenção de gastos frente ao aumento de custos, principalmente por conta dos preços de hotelaria e de passagens áreas em 2014. “Nós estamos acompanhando mês a mês os gastos frente à arrecadação, e reconhecemos o esforço de vários sindicatos que melhoraram sensivelmente a arrecadação, o que compensou o impacto de alguns sindicatos que não arrecadaram”, avaliou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

Outro assunto discutido foi a necessidade de convocação dos sindicatos e envio de ofício para alertar sobre o problema da atualização de informações no banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi reforçado que os sindicatos devem atualizar, até o final do ano, os dados que estão irregulares, como mandatos de diretoria vencidos, entre outros, senão, o sindicato terá problemas na arrecadação da contribuição sindical do próximo ano.

Diante da gravidade desta situação de regularização no MTE, o presidente da FENAM convocará os presidentes de sindicatos para reunião, em Brasília, na próxima quarta-feira (15).

O Núcleo Ampliado com a presença dos sindicatos convidados solidarizou-se com a posição do presidente da FENAM, em defesa de sua condução administrativa e política, e emitiu nota com posição em defesa do preenchimento dos cargos da diretoria vacantes, aprovou os nomes sugeridos que serão submetidos ao Deliberativo, em data a ser definida pela presidência, aprovou a discussão de reforma estatutária e a convocação de Congresso para aprofundamento da democracia na instituição.

Houve por parte do Núcleo Ampliado posição de solidariedade aos presidentes dos sindicatos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que não foram respeitados nas suas dificuldades de participar de uma reunião da FENAM Regional Sudeste ocorrida no último dia 20, data em que avisaram sistematicamente não poderem participar da reunião, ficando prejudicada a discussão de temas e nas posições definidas.

Além do presidente da FENAM, participaram da reunião o vice-presidente, Otto Baptista; o secretário-geral, José Tarcísio; o secretário de Finanças, Mário Ferrari; o secretário de Comunicação, Rodrigo Almeida; o secretário de Formação Profissional e Residência Médica, Antônio José; a secretária de Formação e Relações Sindicais, Lúcia Santos; e o secretário de Educação Permanente, Deoclides Cardoso.

Também estiveram no encontro o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze; o presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos; o membro da CAP-FENAM, Eglif Negreiros; o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Vianna; o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo; o presidente do Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, Ernani Galvão; o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes; o vice-presidente do SIMEC, Samuel de Oliveira; e o diretor do SIMES, Moacir Guimarães.


VISITA AO HOSPITAL SÃO LUCAS E COLETIVA DE IMPRENSA

No início da tarde, a diretoria da FENAM, convidados e membros do SIMES visitaram as instalações do novo Hospital São Lucas, na capital capixaba. O hospital foi inaugurado em setembro, e atende 65 pacientes internados no momento, mas chegará, até o final do ano, a capacidade de 175 leitos.

O presidente do SIMES e vice-presidente da FENAM, Otto Baptista, cobrou mais empenho e mais investimentos para que o hospital funcione em plenitude e de “portas abertas”. Na coletiva de imprensa, dr. Otto frisou que o sindicato continuará a luta permanente e intransigente em defesa dos direitos dos pacientes e da categoria.

O presidente da FENAM explicou que a visita faz parte de uma série de vistorias da entidade para verificar as condições de trabalho e atendimento à população em todo o país, e é resultado de inspeção feita em 2012, quando os pacientes do hospital estavam sendo atendidos em condições precárias em outro local. Dr. Geraldo afirmou aos jornalistas que denunciará a violação dos direitos humanos dos pacientes em cinco Estados, inclusive no Espírito Santo, a partir de um dossiê elaborado pelos sindicatos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, localizada em Washington.

O secretário Estadual de Saúde, José Tadeu Marino, acompanhou a vistoria e reconheceu a necessidade de criação de novos leitos no Estado, mas destacou o aumento do número de investimentos desde que ele assumiu a pasta, em 2011, no qual o orçamento do setor saltou de R$ 1 bi para um pouco mais de R$ 2 bilhões.