SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Sindicato lança campanha de vacinação contra os vírus de Hérpes Zóster e HPV


22/06/2015
Simes


Foto: Agência Porém

Campanha terá como foco levar ao conhecimento dos estudantes de medicina e médicos associados a expertise em relação a esses vírus. O sindicato, por meio de uma parceria com a SIS Vacinas, oferecerá aos associados e seus familiares vacinas com desconto.

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo dará início à campanha de vacinação contra o vírus da Herpes Zóster e, também, ao vírus HPV. A campanha tem como objetivo alcançar os médicos associados e seus dependentes, disseminando os conceitos da prevenção ao vírus. Ainda, os médicos associados terão um preço especial na adesão de novas vacinas para circulação.

Você conhece a Hérpes Zóster?


O Hérpes Zóster é conhecido, no popular, como cobreiro, sendo causado pelo mesmo vírus que a catapora. Geralmente, este vírus se instala no organismo humano ainda na infância e permanece adormecido no sistema nervoso ao longo da medula espinhal do hospedeiro. Quando há queda na imunidade, pode ocorrer a reativação do vírus e o desenvolvimento do hérpes-zóster.

A vacina herpes zoster (atenuada) é apresentada em cartucho contendo 1 frasco-ampola de dose única com pó liófilo injetável acompanhado de 1 frasco-ampola com diluente. A vacina herpes zoster (atenuada) é indicada para:

- Prevenção do herpes-zóster;
- Prevenção de neuralgia pós-herpética (NPH);
- Redução da dor aguda e crônica associada ao zóster.

A vacina herpes zoster (atenuada) é indicada para imunização de indivíduos a partir de 50 anos de idade.
A vacina herpes zoster (atenuada) pode ser administrada concomitantemente com a vacina influenza (inativada).

Você sabe o que é HPV?


A sigla HPV significa ''papilomavírus humano''. Calcula-se que aproximadamente 80% da população contraia um ou mais tipo deste vírus em algum momento da vida. Ao todo, são mais de 200 tipos de HPV, sendo que, entre 30 e 40 tipos, atuam nas áreas genitais, podendo causar doenças e infecções, desde verrugas genitais a cânceres de colo do útero.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) é indicada para a prevenção de câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas ou displásicas; verrugas genitais e infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV). É indicada para meninas, meninos, mulheres e homens de 9 a 26 anos. A vacina do HPV é dividida em três etapas:

- Primeira dose: em data a escolher;
- Segunda dose: 2 meses após a primeira dose;
- Terceira dose: 6 meses após a primeira dose.

O Simes tem o apoio da MSD para a realização desta campanha. A empresa atua em mais de 140 países para entregar as mais amplas soluções de atendimento à saúde e se especializa em pesquisas de vacina desde o início do século 20.

A responsabilidade técnica do gesto vacinal ficará a cargo da empresa SIS Vacinas, uma rede de clínicas de vacinas, situada em Vitória, numa parceria com o Sindicato dos Médicos dos Espírito Santo.

Para saber mais sobre valores e prazos da nossa campanha, acesse nosso site http://www.simes.org.br/vacina/.