SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM incentiva acadêmicos a participarem do movimento médico


17/10/2014
André Gobo

Foto: Valéria Amaral

Membros da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) receberam representantes dos estudantes de medicina de várias partes do país. O encontro foi uma iniciativa da FENAM no sentido de convidar o jovem estudante de medicina a conhecer os movimentos sindicais e as bandeiras de luta que buscam melhorar as condições da profissão.

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, destacou a necessidade de renovação nos movimentos sindicais, pois “ele (movimento sindical) sempre foi entendido por alguns como uma escada para outros cargos eletivos”, e explicou: "temos a pretensão de criar um colegiado de jovens, futuros representantes sindicais".

O diálogo, que contou com acadêmicos do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Piauí, teve como objetivo “aproximar cada vez mais os acadêmicos dos sindicatos”, nas palavras do Presidente dos Acadêmicos de Medicina do Piauí, Wilton Matos.

Os membros da FENAM destacaram aos estudantes a importância de um movimento proativo em todas as suas fases. “O movimento médico começa dentro da faculdade. A situação do médico hoje nos preocupa muito e também preocupa os estudantes. Não existe distanciamento entre o estudante e a categoria médica”, explicou o vice-presidente da FENAM, Otto Baptista.

A aproximação entre a FENAM e os estudantes foi exaltada pelo presidente da Associação dos Estudantes de Medicina (AEMED), Juracy Barbosa, que afirmou: "estamos aqui para consolidar uma parceria que já nasce grande".

O Espírito Santo foi o Estado que mais levou estudantes ao encontro. O Diretor de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas do Sindicato dos Médicos (SIMES), Eglif de Negreiros, justificou o esforço: "a FENAM é a entidade maior na representação do médico brasileiro e temos que promover essa aproximação".

Durante o encontro, a FENAM apoiou a criação de um sítio eletrônico para os universitários. Ficou combinado que os estudantes apresentarão um modelo do que esperam e a FENAM, por sua vez, avaliará a possibilidade de auxiliá-los por meio do profissional que desenvolve o portal da instituição.