SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Sessão solene homenageia médicos capixabas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo


13/11/2013
Assembleia Legislativa do ES   |   Luísa Brito/Web Ales

Na noite de segunda-feira (11/11), o Deputado Estadual Doutor Hércules realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Médico - comemorado oficialmente em 18 de outubro. Apesar do caráter festivo do evento, o que prevaleceu nos discursos foram críticas aos salários pagos aos profissionais que atuam no sistema público de saúde.

Os profissionais da medicina defenderam a impetração de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a Medida Provisória baixada pela presidente Dilma e que dispensa os colegas estrangeiros da realização do “revalida” – exame de seleção para verificar se os profissionais formados no exterior estão aptos a atuar no Brasil.

Com a MP, os conselhos de medicina perderam a prerrogativa de credenciá-los ao exercício da profissão. “O governo está importando médicos da mesma forma que na época da colônia importavam os trabalhadores braçais”, criticou o representante do Conselho Regional de Medicina, Dr. Thales Gouveia Limeira.

Presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Dr. Otto Fernando Batista classificou de “achincalhamento” a situação vivida pelos colegas brasileiros desde que a Presidente Dilma lançou o Mais Médicos. “Temos péssimas condições de trabalho e agora ainda passamos pela vergonha de ver nossos médicos, principalmente os que trabalham nas prefeituras do interior, com salário de pouco mais de R$ 2 mil, tendo ao lado um profissional de outro país recebendo mais de R$ 10 mil. Não é justo isso”.

Proponente da sessão, Doutor Hércules, que é ginecologista, não existe problema em mais médicos atuarem no Brasil, desde que façam o exame do revalida. "Esse tipo de prova qualifica o profissional. Nós temos de fazer provas se quisermos trabalhar em outro país. O mesmo deve valer para o Brasil", acredita.

Comenda Afonso Schwab

O representante do Conselho Regional de Medicina (CRM/ES), Dr. Thales Gouveia Limeira, ponderou que a situação de indignação dos médicos diante do que considerou “uso político” dos profissionais do setor pelos governos de todos os níveis no Brasil não iria tirar o brilho da homenagem que a classe estava recebendo da Assembleia Legislativa com a entrega da comenda Dr. Afonso Schwab. “É um reconhecimento importante que nos estimula a continuar lutando, apesar dos ventos contrários. Agradeço ao Deputado Doutor Hércules por mais essa sessão solene em homenagem a nossa classe profissional”.

Entrega de homenagem

Ao todo, 31 profissionais receberam medalhas. O presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Fernando Batista, recebeu uma placa pelo empenho na valorização dos profissionais médicos que atuam no Estado.

O médico Afonso Schwab foi um dos mais conhecidos e respeitados neurologistas com atuação no Espírito Santo. O conceito que ele tinha na sociedade levou a Assembleia Legislativa a criar a comenda com o seu nome para homenagear os profissionais da área com atuação de destaque no Estado.