SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Novos hospitais vão abrir 230 vagas de urgência até 2013


31/07/2012
Jornal A Tribuna   |   Lorrany Martins

Governo lançou um plano de ação para atender casos graves. Serão 80 leitos de UTI para adultos e 150 para enfermaria e emergência

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que até julho de 2013 vai abrir 230 vagas para urgência e emergência da Grande Vitória e em municípios da região serrana do Estado. A notícia foi dada durante apresentação de um plano de ação do serviço de urgência e emergência do Estado.

Na ocasião, foi apresentado um estudo, que mostrou que a região metropolitana, que concentra mais de 50% da população do Estado, deveria ter cerca de 1.100 leitos de enfermaria, urgência e UTI.

E que são apenas 746 disponíveis para os serviços de emergência, uma carência de 344 leitos. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, dos novosleitos, 80 serão de UTI para adultos e 150 de enfermaria e emergência.

De acordo com Marino isso será possível porque será inaugurado o novo Hospital Doutor Jayme Santos Neves e também será reinaugurado o Hospital São Lucas.
O secretário explicou que os 150 novos leitos de enfermaria e emergência serão distribuídos nos dois novos hospitais e também no Dório Silva, na Serra.

Marino explicou que hoje essa deficiência de leitos é suprida com a compra de todos os leitos disponíveis na rede privada. De acordo com ele, no primeiro semestre deste ano, o Estado já investiu cerca de R$40 milhões na compra de leitos. No total foram adquiridos 2.801 leitos, 669 deles eram destinados a vagas de UTI.
Durante a apresentação do plano de ação, o coordenador do estudo, Carlos Guerra, destacou que doenças crônicas degenerativas, como por exemplo, isquemias cardíacas, AVC e as lesões por causas externas são as principais causas de morte da população. “Vamos organizar o fluxo de vagas e pacientes para que a população não sofra mais com as esperas nos prontos socorros. Estamos estudando as maneiras de solucionar este problema”, disse Guerra.

O plano de ação será levado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na semana que vem para arrecadar incentivos para a execução do plano. De acordo com o secretário cerca de R$ 3 milhões serão encaminhados para a compra de equipamentos do Hospital São Lucas.

OUTRAS PROPOSTAS

> A M P L I AÇÃO do Samu 192 para 100% da Região Metropolitana até final de 2013
> CA PACITAÇÃO de 880 profissionais que atuam na rede até 2014
> C O N C LU SÃO das obras de ampliação e readequação do Hospital Estadual São Lucas, remodelado para hospital de trauma nível I
> CONCLUSÃO da obra do Hospital Doutor Jayme Santos Neves localizado no município da Serra. Antes, o hospital era conhecido como o novo Hospital Dório Silva.
> R EALI ZAÇÃO de obra para construção e ampliação do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória prevista para começar em 2013.
> O HOSPITAL INFANTIL SERÁ REMODEL ADO como referência em urgência pediátrica.
> C O N ST R U ÇÃO de prontos-atendimentos e unidades básicas de saúde.
> A M P L I AÇÃO de leitos intensivos nos hospitais estaduais
> IMPL ANTAÇÃO da Política dos Hospitais de Pequeno Porte em 2013
> IMPL ANTAÇÃO da Política de Transporte Sanitário para a região em 2014.
> IMPLANTAÇÃO da Política MaternoInfantil, Rede Cegonha/Bem Nascer 2012/2012.
Fo n t e : Se s a .