SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Fraco desempenho de Audifax em pesquisa fortalece Vidigal


14/02/2014
Seculo Diário

O jornal Seculo Diário publicou neste domingo (13), uma matéria sobre a avaliação do prefeito da Serra Audifax .Leia a matéria na íntegra ..Leia a matéria na íntegra .

Com as forças políticas polarizadas na Serra, o desempenho do prefeito e da administração tem reflexo no grupo adversário

A pesquisa do Instituto Futura publicada neste domingo (13) em A Gazeta com a avaliação do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), mostra mais uma vez o equilíbrio das forças políticas no município e como isso influencia no processo eleitoral deste ano no Estado.

Com duas forças políticas que se tencionam o tempo todo – Audifax e Sérgio Vidigal (PDT) – o município vive em um eterno perde e ganha entre os dois grupos. Neste sentido, a baixa aprovação de Audifax, favorece o projeto político de Vidigal para este ano.

A pesquisa aponta 24,8% de bom e ótimo em relação à administração do prefeito, mas o índice de ruim e péssimo é de 22,6%. A imagem de Audifax para o eleitorado é boa e ótima para 27,3%. Mas para outros 23,6% é ruim e péssima. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00002/2014, e foi realizada no período de 4 a 8 de abril e ouviu 400 pessoas.

A imagem do prefeito surpreendeu a classe política que acreditava em uma aprovação maior. Mas o prefeito não tem conseguido emplacar um desempenho na prefeitura condizente com a expectativa de boa parte do eleitorado - já que ele foi eleito por mais de 61% dos eleitores serranos. O resultado negativo acaba beneficiando seu principal adversário no município, o ex-prefeito Sérgio Vidigal. Com um capital maior, Vidigal acaba se tornando uma peça mais importante na Serra que o próprio Audifax.

Isto porque o prefeito, quando eleito – o único na Grande Vitória que não precisou do segundo turno para confirmar a vitória – era tido como uma liderança que ganharia brilho estadual, podendo até se credenciar a sucessor de Casagrande. O selo do PSB, a vitória retumbante sobre Vidigal e a expectativa de uma gestão moderna e de sucesso criavam as condições perfeitas para o prefeito apanhar a senha do Palácio Anchieta em 2018.

Como isso não aconteceu, pelo menos até agora, o prefeito deixa de ser o centro das atenções das lideranças envolvidas na disputa estadual. Mesmo no partido do governador, Audifax tem identificação com Paulo Hartung. Mas, neste momento, já não interessa ao projeto do ex-governador, por isso, a circunstâncias podem colocar Vidigal no palanque de Hartung.

Se a pesquisa da semana passada, realizada em Vila Velha, serviu para descolar a imagem do prefeito Rodney Miranda (DEM) de Hartung, na pesquisa realizada na Serra, o desempenho de Audifax deve fazer com que o ex-governador busque a aproximação com Vidigal.