SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Edição de janeiro do Jornal Medicina já está disponível para os leitores


07/01/2015
CFM


Foto: CFM

A edição de janeiro de 2015 do Jornal Medicina CFM já está em circulação. A publicação, que está disponível em versão online e impressa, tem como foco a decisão dos Conselhos de Medicina de reforçarem a fiscalização nos hospitais e prontos-socorros. Em reportagem, são apresentados os destaques de nota aprovada pelos presidentes dos CRMs e diretores do CFM sobre o assunto.

Também são apresentados alguns exemplos de resultados de fiscalização realizadas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Nos textos, são apresentados alguns dos problemas encontrados pelos fiscais dos CRMs em suas vistorias e ainda desdobramentos das ações implementadas.

O Jornal do CFM, em janeiro, ainda traz aos leitores detalhes da Resolução CFM nº 2.113/2014, que define critérios de prescrição do canabidiol para crianças e adolescentes portadores de epilepsias refratárias ao tratamento. Com o tratamento dado ao tema, que teve grande destaque na mídia nacional, o CFM consolidou-se como agente normatizador.

Pautado pela busca de respostas, o CFM se debruçou sobre cerca de 120 estudos científicos internacionais. Apesar de indícios, todos os trabalhos apontaram para a ausência de segurança e eficácia plenas do canabidiol. Estes resultados fundamentaram a Resolução, cuja publicação foi comemorada por vários médicos e pacientes. O trabalho, que contou com ampla repercussão na imprensa, serve de parâmetro para futuras discussões sobre o tema.

Além dessas matérias, o Jornal Medicina aborda questões como a tramitação dos projetos que propõem a criação da carreira de Estado para o médico, os problemas na execução do Provab, os destaques da agenda parlamentar da saúde para 2015 e a recomposição das Comissões e Câmaras Técnicas que integram o CFM.