SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes entrega carta de reivindicações a candidato a prefeito de Vitória


12/09/2012Whilzi Gonçalves

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo recebeu nesta terça-feira (12/9) o candidato a prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas e seu vice, Haroldo Rocha, numa reunião com a categoria na sede do Simes. Luiz Paulo foi recebido pelo presidente do Simes e vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Otto Baptista, pelo vice-presidente do Simes, Dr. Luiz Baltazar e pelos demais membros da diretoria do sindicato, além de representantes de funcionários públicos municipais.

O motivo do encontro foi a entrega de uma carta de reivindicações da categoria médica para o candidato a prefeito, no intuito de estabelecer diálogo. Entre as demandas apresentadas pela categoria estão a revisão do plano de cargo, carreira e vencimento dos médicos do município, implementação ao longo do mandato, caso eleito, do piso salarial médico da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) de R$ 9.813,00 por carga horária de 20 horas semanais, permanência em cargo de coordenação médica, por profissional médico estatutário, em efetivo exercício no município, como forma de valorização do servidor, incidência de gratificação de insalubridade sobre o salário base do médico, programa de atualização e qualificação profissional do servidor médico – educação continuada, valorização da atenção básica na saúde, celeridade na agenda de consulta com especialistas e isonomia salarial entre médicos do trabalho e demais servidores médicos, além de segurança armada nos pronto atendimentos.

O candidato e seu vice assinaram a carta reivindicações, tomando ciência das demandas da categoria e firmou compromisso de manter um diálogo constante com os profissionais da área da saúde em seu mandato, se eleito. “Acredito que todos os interesses coletivos são políticos, por isso a importância das representatividades de setores, regiões, categorias e pessoas que possuem as convicções e compreensão de mundo”, disse Luiz Paulo reconhecendo a importância das entidades de classe como o Simes.

Entre as propostas apresentadas pelo candidato está a gestão plena da saúde municipal, investimento na valorização do servidor, na prevenção de doenças e no atendimento básico, ampliação do PSF, e informatização do sistema de marcação de consultas.

Com relação ao plano de carreira, demanda apresentada pelo Simes, Luiz Paulo disse que sua proposta é fazer um trabalho que privilegie o funcionalismo de carreira. “Vamos privilegiar, sem a subversão da meritocracia, primando pela competência e pelo bom atendimento da população”, disse.

O vice-presidente do Simes e membro do Conselho Estadual de Saúde, Dr. Luiz Baltazar, disse que a saúde tem sido deixada de lado, mas que é preciso iniciar já um processo cujo resultado não é imediato. “Na saúde é muito comum postergar as ações, mas o gestor que tem coragem precisa fazer. O investimento feito hoje trará resultados no futuro e quem tem procuração do povo, tem de fazer”, disse Dr. Baltazar.

Os deputados federais César Colnago (PSDB) e Rose de Freitas (PMDB) também estiveram na reunião com o Simes e reafirmaram a importância de ter um prefeito que se preocupe com a saúde. “A pauta permanente do povo é muito semelhante em qualquer cidade. É preciso que o administrador saiba ouvir e que aja para que as coisas melhorem. Há recursos para serem liberados, mas faltam projetos”, disse Rose.