SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Após ação da ABP e da FENAM, Ministério da Saúde libera ao SUS cinco medicamentos para tratamento de transtorno bipolar


18/03/2015
ABP

Foto ABP


Representantes da FENAM e o presidente da ABP em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Saúde



Foi divulgada no Diário Oficial da União a portaria com a decisão do Ministério da Saúde que incorpora cinco medicamentos para tratamento de transtorno bipolar na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os medicamentos liberados são clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona. Todos já são utilizados na rede pública de saúde, porém, com outros fins e agora passarão a tratar o tratamento da bipolaridade.

Com a liberação destes medicamentos é previsto que cerca de 270 mil pessoas sejam beneficiadas só no ano de 2015 com o tratamento para o transtorno bipolar. É estimado que cerca de R$90 milhões sejam investidos para a disponibilização destes medicamentos. Ainda esta semana o Ministério da Saúde publicará as diretrizes terapêuticas para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do transtorno bipolar. Somente no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas padecem da forma mais grave da doença.

A liberação destes medicamentos à saúde pública é mais uma vitória da ABP, que luta incessantemente pela Psiquiatria brasileira, e em reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde e representantes da Federação Nacional dos Médicos – FENAM –, realizada em agosto do ano passado propôs a disponibilização destes medicamentos na Farmácia Popular sem a burocracia do protocolo para o tratamento psiquiátrico.