SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Palestras enriquecem o primeiro dia de reunião da Diretoria Executiva


14/03/2013
Fenam   |   Viviana Lira

Já no início da noite a diretoria começou a debater os assuntos em pauta da executiva.


Assuntos temáticos como os direitos humanos e as terceirizações na saúde foram os principais temas do primeiro dia de reunião da diretoria executiva da Federação Nacional dos Médicos (FENAM). O encontro acontece em Salvador e se estende até esta sexta – feira (15).

Durante a tarde, palestrantes enriqueceram a reunião com questões relevantes para o movimento médico. A advogada e professora de bioética e Direitos Humanos da Universidade de Brasília (UnB), Aline Albuquerque, enfatizou que existe uma interface entre saúde e violação dos direitos humanos e que a participação do Governo tem que ser mais efetiva. "O estado tem que ter obrigações básicas relativas aos direitos humanos como acesso à saúde e qualidade no serviço".

O Deputado Marcelo Ramos (PSB/AM) palestrou sobre os prejuízos e ilegalidades nas terceirizações da saúde. "Os efeitos da terceirização é negativo, pois colocam os bens públicos sob a gestão de entidades de direito privado, burlando o concurso publico e a licitação". E explica que é preciso enfrentar a precariedade da saúde, "temos que ultrapassar os desafios, criando uma carreira de estado, valorizando assim o trabalho do médico e dar melhores condições de saúde à população".

Já no início da noite a diretoria começou a debater os assuntos em pauta da executiva, tais como: proposições de ações e programação para Fenam regionais e secretarias; terceirizações; Comissão Interamericana de Direitos Humanos; entre outros. Amanhã, durante todo o dia, continua a reunião.