SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Por indicação do Sindicato, botão do pânico em hospitais e escolas pode virar lei estadual


04/10/2013
Comunicação Simes

O deputado estadual Doutor Hércules protocolizou na última segunda-feira (30/09) projeto de lei para a instalação o botão do pânico em unidades de saúde e escolas públicas de localidades com altos índices de criminalidade. A proposta busca fornecer segurança para os agentes públicos que trabalham em locais de risco e foi uma indicação do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) ao deputado, após episódio envolvendo profissionais que trabalham no hospital Infantil de Vitória no dia 25 de agosto.

“É preciso restaurar o sentimento de segurança na ambiente de trabalho dos profissionais da área de saúde pública”, destacou o Presidente do Simes e vice presidente da Fenam, Dr. Otto Batista. O Sindicato também solicitou reforço na segurança do hospital, com a instalação de segurança nas áreas comuns, grades, segurança armada e o botão do pânico para os plantonistas.

No projeto protocolado pelo Dr. Hércules, as unidades de saúde e a escolas que vão receber o botão do pânico serão definidas pelas Secretarias de Estado da Saúde e Educação. Para tal decisão será considerado os índices de violência de cada região, sendo as mais violentas contempladas pelo programa.

Para Doutor Hércules, o medo da violência prejudica o trabalho dos funcionários das regiões de risco. “Não podemos permitir que familiares ou os próprios pacientes descontem as agruras das más condições de trabalho e deficiência do sistema nos profissionais de saúde. É preciso criarmos mecanismos de proteção ao profissional da saúde e da educação”, acredita o Deputado.

Ao acionar o “botão do pânico”, imediatamente uma viatura policial seria acionada e a localização exata seria enviada via GPS. Essa medida traria agilidade no atendimento do chamado e inibiria os casos de violência e ataques aos profissionais de saúde e educação.