SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Médicos capixabas saem às ruas em protesto contra vinda de profissionais do exterior para o ES


03/07/2013
TV Vitória Redação Folha Vitória

Nessa época de manifestações de rua, os médicos também decidiram protestar. Aqui no estado eles se concentraram na sede do Conselho Regional de Medicina. Tinham até cartazes feitos à mão, como dos estudantes. A manifestação reuniu todas as entidades que representam os médicos no estado. O grito dos profissionais acontece em todo o Brasil, tendo como foco a decisão do Governo Federal de importar médicos, principalmente de Cuba. Eles acreditam que será um risco para a saúde da população.

A manifestação se chama “Revalida Já”. Revalida é o nome do exame que todo médico formado no exterior tem que fazer antes de começar a atuar no Brasil. De acordo com o Presidente da Associação de Médicos do Espírito Santo, Carlos Pretti, a reivindicação da categoria é que os médicos estrangeiros que vierem a pedido do Governo Federal só trabalhem no Brasil depois de passar pelo Exame.

“As entidades médicas do Brasil como um todo estão tirando o dia para fazer movimento contra o revalida. Estamos contra a possibilidade do médico estrangeiro vir trabalhar no Brasil sem antes passar por um exame que vai mostrar que ele tem capacidade para atender no Espírito Santo e no Brasil”, explica.

O dia de protesto dos médicos começou com uma fiscalização no Hospital das Clínicas, em Vitória. Eles constataram que a situação melhorou no local depois da pressão feita pelo Sindicato dos Médicos desde o ano passado. Isso mostrou que uma saúde pública de qualidade é possível. Essa é outra reivindicação do dia de protesto.

Os médicos saíram da sede do CRM e caminharam pela Avenida Beira-Mar, com faixas, cartazes e indignação contra o alto gasto com a Copa do Mundo e o baixo investimento em saúde. Eles interromperam o trânsito de duas pistas. Foi uma passeata pacífica de 300 profissionais e estudantes de medicina, segundo os organizadores.

Assista o vídeo do protesto.