SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes pede que Ministério Público Federal apure a utilização de aviões da Força Aérea Brasileira


19/09/2013
Comunicação Simes

O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) protocolou nesta quarta-feira (18/9) no Ministério Público Federal do Espírito Santo um pedido de investigação sobre a utilização de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal até o Espírito Santo.

A informação de que três médicos do Programa haviam chegado ao aeroporto de Vitória a bordo de aviões da FAB foi divulgada nos jornais de grande circulação do Espírito Santo da segunda-feira (16/9) e causou estranheza por parte da diretoria do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo. 

No pedido de investigação, endereçado ao Procurador André Calos de Amorim Pimentel Filho, o Simes solicita que o Ministério Público Federal apure a legitimidade da operação, a finalidade específica da missão, o possível desvio de finalidade dos aviões da FAB, bem como questionar os custos do deslocamento para os cofres públicos. 

O presidente do Simes e vice presidente da Fenam, Dr. Otto Baptista, "é um absurdo usar um avião da FAB para trazer médicos que podiam usar qualquer outro meio de transporte mais barato como as aeronaves comerciais, por exemplo". Segundo Dr. Otto os aviões devem ser usados apenas em situações emergenciais ou para atender cidades distantes, citando exemplo de municípios da Amazônia e Acre.

De acordo com o Sindicato, deputados e senadores que recentemente usaram os aviões da FAB e foram duramente criticados pela imprensa e opinião pública, tiveram de ressarcir os cofres públicos. "Também manifestamos nossa indignação frente à demonstração de desrespeito ao dinheiro público. Queremos saber os custos dessa viagem e quem irá ressarcir o dinheiro dos contribuintes. O Simes apela pela moralidade", finalizou Dr. Otto.