SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Cooperativa de crédito e sindicalismo de profissões são tema de palestras


03/05/2013
Fenam

Duas palestras foram apresentadas no primeiro dia da reunião do Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Realizada na cidade de Natal, na quinta-feira (2), os temas expostos foram cooperativa de crédito, abordada por José Flávio Linhares – Consultor de Gestão Financeira; e sindicalismo de profissões, apresentado por Divanilton Pereira – Diretor Executivo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).


José Flávio Linhares: “As pessoas precisam entender que ter uma cooperativa é algo tipicamente legal, funcional e organizado…”
Linhares deixou claro em sua apresentação que o Brasil atualmente passa por uma situação econômica social em que não se pode mais pensar apenas em um sistema financeiro que agregue recursos para um número pequeno de proprietários de algumas instituições financeiras, “a cooperativa de crédito agrega valor na vida das pessoas, melhorando as dificuldades financeiras” e afirma que existe um público brasileiro ligado à área de saúde que necessita de uma cooperativa de crédito, “e é por este motivo que eu vim aqui hoje, para mostrar a todos os presidentes de sindicatos que uma cooperativa própria é a melhor solução para o crescimento dos mesmos”.

Um dos maiores benefícios em ter uma cooperativa de crédito, segundo Linhares, é fazer com que o cidadão comum possa participar de uma instituição financeira que tem todos os benefícios bancários e que ainda agrega valor na vida pessoal, profissional e social. “As pessoas precisam entender que ter uma cooperativa é algo tipicamente legal, funcional e organizado, porém desde o início tem que se ter muita responsabilidade”, concluiu.

O segundo palestrante do dia foi Divanilton Pereira – Diretor Executivo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Ele abordou o tema sindicalismo de profissões e centrais sindicais. “A Fenam sempre teve um papel em discutir os rumos políticos do Brasil, a CTB se sente honrada com o convite de externar as suas opiniões dialogando com todos os presentes na reunião de hoje”.

Fonte : Viviana Lira