SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM realiza lobby para criação de aposentadoria especial para médicos


15/05/2014
FENAM

Membros da Comissão de Assuntos Políticos da FENAM (CAP-FENAM) estiveram com o presidente da comissão e relator do projeto que cria a aposentadoria especial aos servidores públicos, entre eles os médicos. O lobby ocorreu nesta terça-feira (13) na Comissão de Seguridade Social e Família com o deputado Amaury Teixeira (PT/BA) para pressionar a aprovação do PLP 472/09, que tramita na casa.


Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Governo ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos interesses da instituição.


Quando aprovada, a medida beneficiará todos os servidores públicos, seja na esfera municipal, estadual ou federal, e concederá aposentadoria especial com 15, 20 ou 25 anos de serviço, conforme o agente nocivo que o trabalhador for exposto.


Na semana passada o texto chegou a compor a pauta do dia, mas alguns deputados da base aliada ao governo pediram vista para análise do projeto.


O parlamentar explicou que ao construir o relatório foram ouvidas as sugestões das entidades representativas da classe. “Nós fizemos um relatório combinado com as entidades dos servidores. Para conciliar, nós acrescentamos tudo aquilo que os servidores pediram. Mas, o governo mandou pedir vista. As questões dos servidores tem forte resistência do governo, preocupado com a questão fiscal”, explicou o parlamentar.


De acordo com o membro da CAP-FENAM, Antônio José, a reunião foi importante porquê eles tomaram conhecimento de que o Governo Federal está se movimento para barrar o avanço do projeto. “A reunião comprovou a nossa preocupação de que o governo está se movimentando para barrar as nossas conquistas na área jurídica, no STF, e para modificar o relatório do deputado Amaury Teixeira”, afirmou.