SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes recebe vice prefeito de Cachoeiro de Itapemirim para negociação


12/04/2013
Comunicação Simes

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) recebeu nesta quarta-feira (10/04), na sede a instituição em Vitória, o vice prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Abel Santana Junior para iniciar as negociações salariais para os 104 médicos que atuam na prefeitura do maior município da região sul do Espírito Santo.

Abel, que também é médico e assume pela primeira vez um cargo público, apresentou o estudo feito pela Secretaria de Saúde, a qual lidera, para a fazer o gerenciamento da saúde pública em Cachoeiro. Entre as soluções para alguns problemas está a implementação do planejamento estratégico da saúde, que prevê melhoria na gestão das 32 unidades de saúde e nos dois prontos atendimentos.

De acordo com o vice prefeito e secretário de saúde, um estudo realizado pela prefeitura identificou condições precárias de trabalho para médicos e profissionais da saúde e a alta rotatividade de médicos vinculados ao município. “Propusemos fazer no município o mesmo que a vigilância sanitária fazia no âmbito privado. Verificamos prédios sem condições de atendimento e identificamos uma infraestrutura inadequada para o trabalho dos profissionais da saúde e para a população. Estamos trabalhando para que isso melhore”, disse o vice prefeito.

O presidente do Simes e vice presidente da Fenam, Dr. Otto Baptista, salientou que para haver permanência no serviço público é preciso investir no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, oferecer remuneração atrativa de destinar atenção à saúde. “O município deve ficar atento à questão da terceirização que já se mostrou sem mais cara e menos eficiente para as prefeituras e até para o estado. Para sobreviver, os médicos precisam criar vínculos, pois os salários estão muito baixos. Na maioria da mesas de negociação uma pequena conquista que aparece para o médico, vem a reboque outras categorias. Queremos remunerações diferenciadas para um trabalho diferenciado e de maior responsabilidade”, finalizou

Após a reunião e do Simes tomar conhecimento das ações que estão sendo implementadas pela Secretaria de Saúde de Cachoeiro, um documento com as reivindicações será elaborado, constando, inclusive, propostas do sindicato para melhorar a saúde no município.