SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Aluno de Medicina vai ter de estagiar no SUS


04/04/2014
Jornal A Tribuna

O jornal A Tribuna publicou nesta sexta-feira (04), uma matéria sobre a as novas diretrizes de estágio dos estudantes de medicina.Leia a matéria na íntegra .

"A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, ontem,a obrigatoriedade dos estudantes de Medicina de cumprir quatro meses de estágio no Sistema Único de Saúde (SUS).

As novas diretrizes determinam que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório,em regime de internato, seja na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS.

O documento segue agora para o ministro da Educação, Henrique Paim, a quem caberá analisar e homologar as diretrizes.

Entre as novas determinações está uma avaliação nacional dos estudantes de Medicina a cada dois anos, que será obrigatória e classificatória, para os programas de residência médica.

A previsão é que a avaliação comece em um prazo de dois anos após a aprovação da medida e seja aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é uma autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As mudanças foram apresentadas pelo conselho e discutidas em audiência pública no dia 26 de fevereiro com a participação de entidades que representam estudantes de Medicina, médicos e instituições de ensino e também integrantes dos ministérios da Saúde e da Educação.

Segundo o conselheiro da Câmara de Educação Superior, Arthur Roquete de Macedo, a expectativa é que o Ministério da Educação aprove rapidamente o documento.

"Tenho absoluta convicção de que o ministério vai homologar as diretrizes que foram aprovadas hoje (ontem) no conselho em um prazo relativamente curto."De acordo com o presidente do Sindicatos dos Médicos do Espírito Santo, Otto Fernandes Baptista, essa determinação é uma apelação do governo.

"O governo quer usar uma mão de obra barata no serviço público, já que toda faculdade de Medicina tem que ter obrigatoriamente um hospital-escola para os alunos passarem pela emergência e parte clínica. Estão atrelando essa condição na formação do aluno."