SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Greve e obras limitam atendimento do Hospital das Clínicas do ES


18/07/2012
G1 ES

Atendimento foi restringido à metade da demanda original.
Segundo Hucam, obra pode ser finalizada no próximo mês de setembro.


O fechamento do pronto-socorro do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Morais (Hucam), que funciona no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Maruípe, na capital capixaba, e o não funcionamento dos ambulatórios locais têm limitado o atendimento do hospital à metade da demanda original.

As obras de reforma no órgão e a greve de servidores federais restringiram o trabalho médico local. Segundo o Hucam, a reforma pode ser finalizada no próximo mês de setembro, caso as obras sejam retomadas em breve. Já a greve, em vigência há dois meses, não tem prazo para terminar. Médicos orientam pacientes a procurarem os pronto-atendimentos da Grande Vitória, em caso de necessidade.

O diretor do Hucam, Emílio Mameri, explica que o atraso para a volta do atendimento total pode acontecer devido à interrupção das obras. "Chegamos à conclusão que o melhor seria interromper esse contrato. A procuradoria jurídica da universidade está analisando e nós esperamos, num futuro bem próximo, chamar a segunda colocada na licitação para dar prosseguimento às obras", explicou o diretor do Hucam, Emílio Mameri.

Devido à limitação no atendimento, o paciente passa a depender da disponibilidade em outros hospitais da rede pública. "Nosso pronto-socorro funcionava como uma referência para serviços de alta complexidade. A população fica prejudicada porque, agora, tem menos um serviço na rede pública oferecendo esse tipo de atendimento", afirmou a médica residente Aíra Sabadine.

De acordo com a médica, a população deve procurar pronto-atendimentos na Grande Vitória para receber o diagnóstico adequado. "O paciente chega, o médico dá o diagnóstico e diz que necessita desse procedimento de alta complexidade. Ele é, então, cadastrado na central de vagas e levado para um hospital que tenha o serviço", disse.