SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes adota postura rígida após assembleia


01/12/2014
SIMES

Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) realizou uma assembleia com a categoria médica, no último dia 26, em Colatina. Cerca de 35 profissionais médicos estavam presentes para tratarem de temas importantes como audiência pública a ser realizada com os vereadores do município, ainda em dezembro, um movimento cívico dos médicos com trio elétrico que será feito nas principais avenidas da cidade, a paralisação das atividades médicas e até uma possível demissão em massa dos médicos da cidade.

A assembleia serviu como um aviso à prefeitura de Colatina de que o sindicato está batalhando pelo bem estar social do profissional médico. O Simes contestou a gravíssima infração quanto ao recolhimento de FGTS e INSS causada pela mudança de regimento, que, antes estatutário, passou a celetista e agora volta a ser estatutário. Uma suposta sonegação está sendo contestada pelo Sindicato, que entrará com ação judicial para realizar um levantamento para saber o que está acontecendo e que fim levou o fundo dos profissionais médicos que estão sendo deixados à deriva no município, não tendo conhecimento nem mesmo de quem seria o responsável pela Secretaria de Saúde local.

Outra revolta levantada pelo Simes é a discrepância entre as condições de trabalho às quais o profissional médico do setor público e do intercambista do programa Mais Médicos, do atual Governo Federal, além da terceirização do profissional de saúde colatinense. "Infelizmente o prefeito desrespeitou a categoria médica. O Sindicato tem um posicionamento formado quanto à terceirização e irá buscar os meios legais junto ao Ministério Público Federal para contestar essa forma de contratação. Reivindicaremos o Piso Salarial da Fenam, que é de R$ 10.991,19 por 20 horas de trabalho semanal. O prefeito de Colatina Leonardo Deptulski não cumpriu com o que ficou acordado em reunião, não respondendo às pautas de reivindicações dos médicos de Colatina. Se o prefeito quer exigir o máximo dos médicos, então que ele pague o mínimo necessário, que é o Piso Fenam", afirmou o presidente do Simes e vice-presidente da Fenam, Dr. Otto Baptista.

Avisamos à categoria médica de Colatina que nova assembleia será agendada em breve e que o andamento das pautas e reivindicações trabalhadas no último dia 26 serão passadas via e-mail, nos grupos do aplicativo de mensagens WhatsApp e veiculados em nosso site.