SIMES | Notícia
Simes

Notícias

SIMES participa de reunião de núcleo que aprova processo ético contra dirigentes sindicais


25/04/2014
FENAM

O Núcleo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) se reuniu nesta quinta-feira (24), em Curitiba, e discutiu a questão de que alguns dirigentes sindicais podem estar cometendo crime fiscal e lesando os médicos brasileiros na questão da cobrança da Contribuição Sindical.

No encontro, foi definido que a Comissão de Ética elaborará denúncia aos Conselhos Regionais de Medicina contra os presidentes, tesoureiros ou diretoria colegiada, para apurar a conduta e responsabilidades, no exercício da função sindical. “Temos casos de absoluta irregularidade no formato da cobrança da contribuição”, alertou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

O desempenho da arrecadação das contribuições Sindical e Social pela FENAM e pelos sindicatos nos primeiros três meses deste ano, foi um dos principais assuntos debatidos. “Nós estamos acompanhando mês a mês a arrecadação e reconhecemos o esforço de vários sindicatos que melhoraram sensivelmente a arrecadação, o que compensou o impacto de alguns sindicatos que não arrecadaram”, avaliou o presidente da FENAM.

Outro assunto importante que também foi discutido é a realização do Conselho Deliberativo, primeira semana de maio, em Natal (RN), onde será feita a prestação de contas de 2013, relatório financeiro de 2014, encaminhamentos de denúncias ao Ministério Público Federal, o lançamento do livro sobre a história dos 40 anos da FENAM, além da homenagem à Jorge Luiz do Amaral, pelos serviços prestados ao movimento médico brasileiro.

Esclarecimentos sobre a Assembleia da CONFEMEL e o foco da FENAM nos Direitos Humanos, a participação da CNTU nas comemorações de 1º de maio, em Natal (RN), entre outros assuntos também foram apresentados. Foi deliberado ainda a criação de comissão para estudar a normalização da situação de sindicatos que estejam em situação conflitante.´

Participaram também da reunião o vice-presidente da FENAM, Otto Baptista; o secretário-geral, João Batista; o diretor de Finanças, Mário Ferrari; o secretário de Comunicação, Rodrigo Almeida; o secretário de Assuntos Jurídicos, Vânio Lisboa; o secretário de Direitos Humanos, José Murisset.



Além dos citados, também estiveram no encontro o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze; o presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul, Marlonei dos Santos, o membro da CAP-FENAM, Eglif Negreiros; e o diretor do Sindicato dos Médicos do Paraná, José Carlos Cortellassi.