SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Conselho Deliberativo aprova relatório financeiro e abertura de processo contra dirigentes que não repassam o imposto sindical


26/06/2015
FENAM

Foto: André Gobo

O Conselho Deliberativo da Fenam se reúne hoje (25), no Rio de Janeiro, para avaliar os relatórios de gestão, prestação de contas, contribuições financeiras, além de eleger a comissão eleitoral para o XII Congresso Fenam e votar o novo Estatuto da entidade.

A abertura da reunião contou com a participação dos representantes da Confemel Aníbal Cruz, Douglas Natera e Alexis Castillo e também compuseram a mesa Tarcísio Dias, Mário Ferrari, Otto Baptista e Geraldo Ferreira, que avaliou positivamente a participação dos médicos e ressaltou a importância da unidade da categoria para o sucesso da gestão e a vitória nas lutas travadas nos últimos três anos. Também foi observado por Aníbal Cruz, a importância da soberania do médico brasileiro e a insustentável situação do Mais Médicos.


Durante a apresentação do relatório de atividades foram lembradas as principais bandeiras da Fenam e os momentos históricos, que consolidaram a Fenam como entidade de luta e de defesa da categoria. Uma das últimas e importantes lutas encabeçadas pela Fenam é a Frente Nacional em Defesa da Saúde, da Medicina e do Médico, motivada pela necessidade de ter um posicionamento forte em relação ao governo federal, respondendo aos ataques constantes deste governo ao exercício da medicina.


“O balanço que faço é profundamente positivo. Cumprimos com todos os compromissos firmados”, afirma Geraldo Ferreira. José Darze, anfitrião e presidente do Sindicato dos Médicos do RJ, reitera o que foi dito por Ferreira, observando que as lutas apresentadas em imagens durante a reunião mostram a consolidação de um projeto sonhado pela maioria dos médicos brasileiros, iniciado há três anos.


O relatório financeiro referente ao intervalo de 2012 a 2015 apresentado demonstra equilíbrio financeiro da entidade. Com ressalva de uma pequena diminuição da arrecadação no ano de 2014, devido à falta de repasse do imposto sindical por parte de alguns sindicatos.


“A fenam está equilibrada financeiramente. Mas, está atenta para possíveis perdas e serão tomadas medidas judiciais contra as fraudes na contribuição”, declarou Geraldo Ferreira.


Durante reunião, os delegados votaram e aprovaram a abertura de processo contra os dirigentes sindicais que se apropriaram do imposto sindical e contra os dirigentes que manipulam as assembleias com o intuito de dividir o movimento sindical.


A prestação de contas do ano de 2014 foi apresentada de maneira política e técnica, analisando minuciosamente a arrecadação e os gastos da Federação. O Conselho Fiscal apresentou parecer favorável a esta prestação de contas e os delegados presentes aprovaram as contas da entidade.


No período da tarde será apreciado pelos delegados o novo Estatuto da Fenam para votação.