SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM lança o livro de 40 anos e homenageia o sindicalista Bigú


06/05/2014
FENAM

Valorizar a memória da Federação Nacional dos Médicos (FENAM). Este é o objetivo do livro lançado nesta quinta-feira (1º de maio), em Natal (RN), sobre os 40 anos da entidade. A obra é uma edição especial com 116 páginas, e é um convite ao leitor para voltar ao tempo e reviver a importante história da FENAM no movimento médico.


Durante a cerimônia, o primeiro exemplar do livro foi entregue ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), Murilo Pinheiro, importante parceiro no processo de produção do registro dos 40 anos da entidade.


COMENDA CHARLES DAMIAN: Outro ponto forte da noite foi a entrega da comenda Charles Damian ao médico e sindicalista Jorge Luiz do Amaral (conhecido como Dr. Bigú). Essa homenagem representa a maior condecoração da FENAM em reconhecimento daqueles que dedicaram a vida ao sindicalismo.


Formado em 1976 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, dr. Bigú trabalha há 41 anos na Santa Casa de Misericórdia do RJ, e concilia o tempo como professor na Universidade Gama Filho e na Faculdade Souza Marques. Ele acumula 38 anos de luta em defesa da categoria médica e participou das quatro décadas de ações da FENAM por um Brasil melhor.


Em seu discurso, Dr. Bigú relembrou as diversas lutas no movimento sindical a partir de 1977 e destacou que, em sua trajetória de militância, ele seguiu os passos de Charles Damian, ainda como estudante. “Essa gestão tem tentado construir o futuro sem esquecer dos que contribuíram para que nós chegássemos neste ponto. Amanhã, depois de eu ter essa medalha a minha responsabilidade aumenta. Eu sei do meu papel transformador no processo político do Brasil. Precisamos dar um basta nesse faz de conta da saúde do PT, precisamos dar uma resposta à dona Dilma de que nós não somos atenciosos com os doentes”, discursou.



DIA DO TRABALHADOR: A festa foi em comemoração ao Dia do Trabalhador. Promovida pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sindmed/RN), contou com um público de 700 pessoas, entre médicos, profissionais da saúde, autoridades e familiares. “Além de celebrar o Dia do Trabalhador, foi uma oportunidade de refletir as condições nas quais estamos submetidos a exercer nossa profissão. Em um ano de eleições, é preciso que avaliemos a história e sejamos capazes de planejar o futuro, almejando a saúde, a educação e a segurança que merecemos”, discursou o anfitrião e presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira.



Na ocasião, o Sinmed/RN lançou a terceira fase do programa de benefícios para o médico. A principal novidade do pacote é o projeto de qualidade de vida, que pretende oferecer novos serviços aos sindicalizados nas áreas de lazer, cultura e promoção da saúde. Uma equipe formada por psicólogo, nutricionista, educador físico e assistente social orientarão os interessados para mudanças no estilo de vida.



A cerimônia contou também com a participação do senador Paulo Davim (PV/RN), do presidente do Conselho Regional de Medicina (RN), Jeancarlo Cavalcanti, do presidente da Associação Médica do RN, Álvaro Barros, dos membros da FENAM, dos diretores e presidentes dos Sindicatos Médicos de diversos Estados do Brasil, dos representantes das categorias profissionais que compõe a CNTU (farmacêuticos, odontologistas, nutricionistas, economistas e engenheiros), além de representantes dos Sindicatos da Saúde do Estado (Sipern, Sintar, Soern e Sindsaúde).