SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM e Maçonaria traçam linha em defesa da saúde pública


17/03/2014
Fernanda Lisboa/SIMES

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) juntamente com o Sindicato dos Médicos do ES (SIMES), liderada por um grupo de diretores maçons, fizeram a intermediação entre a entidade e a Maçonaria nesta última sexta-feira (14). A intenção é traçar uma linha comum de atuação em defesa de uma saúde pública de qualidade. O entendimento é que o setor necessita de maior financiamento, permitindo oferecer uma assistência digna, através de estrutura com condições adequadas de trabalho.
A comitiva foi recebida pelo Grão Mestre Geral, Marcos José da Silva, na sede do Grande Oriente do Brasil, em Brasília. “Buscamos parcerias dessa forma, em benefício do país. Estamos enriquecendo ainda mais o rol daquilo que podemos oferecer ao Brasil, quando tratamos do tema saúde”, disse.
Os diretores da FENAM expuseram a realidade vivida pelos médicos e a população nos hospitais pelo Brasil, considerada por eles um “atentado contra a dignidade humana”. Também na ocasião, eles explicaram os embates com o governo envolvendo o Ato Médico e o Mais Médicos. “Mostramos as condições atuais do médico brasileiro e como isso reflete na assistência do povo. Nós buscamos uma aliança para salvar a saúde do nosso país”, afirmou o presidente da federação que representa os 400 mil médicos, Geraldo Ferreira.
A preocupação das duas instituições com os compromissos de democracia, justiça social, preservação do direito, liberdade e a posição contra todas as formas de exploração e escravização foi ressaltada no encontro. A FENAM e a Maçonaria vão emitir um manifesto da luta comum em prol de uma saúde pública de qualidade para o povo brasileiro.

Também representaram a federação na ocasião: o vice-presidente, Otto Baptista; o secretário geral, João Batista de Medeiros; o de Direitos Humanos, José Roberto Murisset e o de Assuntos Jurídicos, Vânio Cardoso Lisboa e o representante do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Eglif de Negreiros.