SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes se reúne com prefeito de Cachoeiro de Itapemirim


07/11/2014
SIMES


O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) foi recebido pelo prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Carlos Castliogone, em seu gabinete, na tarde da última segunda-feira (03)

Na reunião, o presidente do Simes e vice-presidente da Fenam Dr. Otto Baptista apresentou e entregou ao prefeito uma pauta de reivindicações dos médicos servidores municipais, que estão há mais de vinte anos sem aumento salarial e trabalham em péssimas condições, sem estrutura alguma, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, a contribuição anual sindical do médico e; a remuneração dos médicos em relação ao piso da Federação Nacional dos Médicos .

“Hoje a prefeitura conta com 120 médicos atuando para população cachoeirense. São muitos anos sem aumento, sem concurso público e sem a verdadeira valorização que a categoria merece. O médico hoje ganha em torno de mil e quinhentos reais por mês em Cachoeiro de Itapemirim. O sindicato não pode aceitar isto, lutamos pelo piso da Fenam que é R$10.991,19 por 20 horas semanais. A saúde do município está esquecida, isso não pode continuar assim”, afirmou Dr.Otto Baptista.


Segundo o prefeito Carlos Castiglone, um plano de cargo e salário já existe, mas precisa ser atualizado. Sobre a falta de concurso público, o prefeito afirma que acredita não haveriam profissionais interessados pois o valor a ser pago está muito abaixo da expectativa dos profissionais.

Para o presidente do Simes Dr.Otto Baptista, o primeiro passo para resolver a situação da classe médica é fazer a equiparação salarial dos salários dos médicos com os engenheiros que recebem o valor mais alto dentro da prefeitura, ele sugeriu ainda que seja feito um escalonamento do salário até o final do mandato do prefeito. Na reunião também foi solicitado que seja feito um levantamento, junto à Secretaria de Saúde do município, de todos os gastos feitos pelo município.

À partir disso, foi formada uma comissão de negociação para discutir todos os pontos de pauta com a prefeitura compostas pelos médicos,Dr. José Vieira,Dr. José Antenor e Dra. Ivonete Zorzanelli.

“Valeu a pena como primeiro encontro com o prefeito, já estamos tentando há dois anos. Os médicos estão na expectativa de que o prefeito nos faça uma proposta de adequação deste salário '', disse a Dra. Ivonete Zorzanelli.

O presidente deixou claro que, caso não tenha uma resposta positiva do prefeito no próximo dia 21, será agendada uma assembleia, pois a categoria já está no seu limite, não aguenta tanta desvalorização.

“Eu não quero acreditar que exista uma omissão por parte do gestor em querer manter essa situação que a categoria médica e a população estão vivendo na cidade de Cachoeiro”, disse Dr. Otto.

Participaram da reunião o diretor coordenador do jurídico Dr. Eglif de Negreiros, o tesoureiro do Simes Dr. João Vicente, o advogado responsável pelo departamento jurídico do Simes Dr. Luiz Télvio Valim e membros da comissão negociação médica de Cachoeiro.