SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Descaso na Maternidade de Carapina revolta pacientes


21/01/2014
SIMES

Mães estão sendo atendidas juntos aos seus filhos recém-nascidos no corredor da Maternidade de Carapina na Serra. O retrato do descaso com a saúde pública foi flagrado em uma visita surpresa do Sindicato dos Médicos do Esprito Santo (Simes).Essa situação pode ser denunciada ao Ministério Publico do Espírito Santo.


A gestante Miriana Azevedo está com 41 semanas de gestação e ainda não conseguiu vaga para internar. "Todos os dias estou vindo aqui tentar uma vaga, mas sempre falam que não tem. Se meu filho morrer,quero ver quem vai ser o culpado”, afirma Miriana.

A maternidade de Carapina hoje é administrada pela Prefeitura da Serra. Segundo os moradores, as reclamações são as mesmas: falta de atendimento e falta de informações.


Nesta segunda-feira (20), o SIMES fez uma visita - a convite dos médicos que trabalham na maternidade -, e conferiu, de perto, o descaso. Recém-nascidos estão sem berços e acabam ficando na cama com a mãe, os leitos estão aglomerados, os corredores estão lotados; com pacientes no chão se expondo ao risco de infecções.

Segundo o presidente do Simes, Dr. Otto Baptista, os pacientes do hospital Jayme Santos Neves têm sido encaminhados para Maternidade. "Um hospital novo, com estrutura nova e equipe nova encaminhando pacientes para cá, onde está super lotado, com uma situação precarizada”.


A maternidade tem poucos médicos; isso faz com que aumente a jornada de trabalho. Os profissionais que ficam, muitas vezes, não aguentam e acabam pedindo demissão. Nessa segunda-feira, mais um médico pediu demissão.

O Jurídico do SIMES afirma que já foram feitas as denúncias e que os todos os materiais com provas e reclamações estão sendo encaminhados ao Ministério Público Estadual e para a Defensoria de Saúde da Serra. O objetivo é que os direitos da população sejam respeitados, assim com os da categoria médica, que hoje não dispõe de condições de trabalho, alerta o advogado do SIMES,Dr.Telvio Valim.


Confira a matéria do Jornal da TV Vitória:

http://www.youtube.com/watch?v=avs6FBmSJkg