SIMES | Notícia
Simes

Notícias

São Lucas vai ter direção terceirizada


22/04/2014
Jornal A Tribuna

O novo Hospital São Lucas, na avenida Beira-Mar com a rua Desembargador José Vicente, no Forte São João, em Vitória,não será administrado pelo governo do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou um edital esta semana para selecionar uma Organização Social (OS) para gerenciar o novo hospital, que segundo a Sesa está em fase final de obras.

De acordo com o edital, as empresas têm 25 dias da publicação do edital para apresentar as propostas à secretaria.O prazo termina no dia 9 de maio.A intenção do governo é que o hospital siga o exemplo do Hospital Central e do Dr. Jayme dos Santos Neves, que também são administrados por empresas privadas.

De acordo com a portaria publicada hoje, a secretaria montou uma comissão de seleção com seis servidores da Sesa para fiscalizar a escolha da OS.No final de 2012, a Sesa divulgou que as obras do hospital permitirão aumentar o número de leitos de 110 para 286. Destes, 93 serão intensivos (50 UTI e 43 semi-intensivos).
Em obra desde 2010 com reformas e ampliações, o Hospital São Lucas funciona desde então no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.
De acordo com o secretário geral do Conselho Regional de Medicina no Espírito Santo (CRM-ES), Celso Murad, essa iniciativa não é exclusiva do Estado.“Isso parece ser uma tendência no Brasil como um todo, mas isso não significa que será bom. É um equívoco a terceirização da administração.

Não é uma boa prática.”Segundo médico, que já foi diretor do Hospital São Lucas e também do Hospital Infantil de Vitória,os problemas não vão se resolver com a terceirização do trabalho.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Otto Batista, ressaltou que uma administração terceirizada não vai ajudar a melhorar o atendimento aos usuários.
“Temos ótimos gestores públicos na Sesa, não vejo a necessidade de se gastar com uma empresa.”