SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Simes e entidades médicas realizam caminhada pela saúde


02/05/2013
Comunicação Simes

Porque o silêncio não é o melhor remédio, profissionais da saúde, líderes comunitários e população em geral caminharão, da Praia de Camburi até a Praça do Papa, em protesto à falta de investimento na saúde pública.

Com o apoio da população, que assim como os profissionais da saúde sofre com a falta de investimento na rede pública, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) e o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) organizam, para o dia 5 de maio, a partir das 9 horas, uma caminhada que sairá da Praia de Camburi, em frente à churrascaria Minuano, com destino à Praça do Papa.

O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de maior investimento na saúde pública, que sofre com a falta de recursos no setor, com longas filas de espera por atendimento médico, com pacientes “internados” nos corredores dos hospitais, com unidades sucateadas e sem condições dignas de atendimento e, recentemente, com as terceirizações na gestão da saúde pública.

De acordo com o vice-presidente do CRM-ES, Oswaldo Pavan Júnior, o Espírito Santo precisa urgentemente de prontos-socorros e leitos suficientes para atender à demanda hospitalar, de centros de diagnósticos especializados para atender a rede pública, de segurança nas unidades de saúde e de mais investimento no setor e melhorias na atenção básica. Em resumo, informa Pavan, “estamos pedindo respeito à vida, à saúde e à dignidade do ser humano”.

Caminhada
O presidente da Ames, Carlos Magno Pretti Dallapicola, acrescenta que o Movimento SOS Saúde 2013 representa a indignação não somente da classe médica, mas de toda a população capixaba. “Todos dependemos do SUS e todos nós precisamos fazer valer os nossos direitos como cidadãos”, alerta ele.

Para dar mais dinâmica à caminhada e motivar os participantes, dois trios elétricos comporão a caminhada e, ao chegar à Praça do Papa, um culto ecumênico em prol da saúde pública será celebrado no palco montado exclusivamente para receber os manifestantes.

O diretor do Simes, Gustavo Picallo, reforça a importância em denunciar, mais uma vez, o descaso com a saúde pública. “Como diz o slogan da nossa caminhada, ‘porque o silêncio não é o melhor remédio’, vamos tomar as ruas da cidade para que os gestores da saúde vejam a indignação do capixaba com a falta de investimento nesse serviço básico oferecido à população”, conclui Picallo.

Assinaturas
Além da atenção das autoridades públicas, a manifestação pretende recolher assinaturas para compor o projeto de lei de iniciativa popular que vincula 10% dos recursos brutos da União à saúde pública.

As assinaturas poderão ser feitas no Hot Site da caminhada do Movimento SOS Saúde 2013, que ficará no ar de 26 de abril a 10 de maio. Nesse período, basta acessar o endereço www.movimentosossaude.com.br e clicar no botão “abaixo-assinado”.

As assinaturas, ao final da caminhada, serão entregues ao Movimento Saúde +10, que já recolheu em manifestações públicas realizadas em vários estados brasileiros, mais de 1,2 milhão de assinaturas. A meta é juntar 1,5 milhão. Com a aprovação do projeto de lei, a previsão é de que mais R$ 30 bilhões sejam repassados, por ano, para a saúde pública brasileira.