SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Sindicato dos Médicos do ES cobra melhorias para a pediatria capixaba


10/01/2014
Assessoria de Comunicação SIMES



Representantes do SIMES se reuniram com a secretaria de saúde do Estado Espírito Santo (SESA) e secretários municipais de saúde da Grande Vitória, para cobrar melhorias para a pediatria do estado, que sofre com a falta de profissionais qualificados, equipamentos e segurança. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (10/01), no auditório da Sesa.

O Secretário de Saúde Tadeu Marino, prometeu traçar metas para melhorar o setor e motivar os funcionários a trabalhar. “O problema não é do estado, não é do município e muitos menos dos médicos. O aumento da população é diário, com isso faz com que aumente os números de atendimento nas unidades, P.A, pronto socorro e hospitais. Sabemos que isso não é culpa só do nosso estado, hoje o país todo está sofrendo com essa grande demanda e falta de médicos pediatras,” afirmar secretário Tadeu Marino.

"Fazemos o possível e o impossível para atender a todos nossos pacientes, nosso grande problema hoje é falta de recurso humano, temos poucos profissionais para atuar, sempre temos plantões extras e às vezes já ficamos com apenas um médico em cada setor do hospital, estamos sem enfermarias, à solução foi criar uma praça, aonde distribuímos cadeira de papai, para atender nossos pacientes”, disse o Diretor Geral do Hospital Infantil de Vitória, Drº Nélio Almeida dos Santos.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria Espírito-santense Drª Ana Maria Ramos, o maior problema é a desvalorização salarial, “não faltam médicos pediatras faltam condições de trabalho e segurança. Qual é o médico que vai deixar de fazer um plantão em um hospital particular para anteder no PA? Precisamos pensar em uma forma de fortalecer os salários para que nossos médicos voltem atuar, acredito que o consorcio seria uma boa estratégia”.

O vice - presidente do sindicato dos Médicos do Espírito Santo (SIMES), Dr.º Carlos Magno, afirma que é preciso primeiro resolver os problemas do ambulatório, para que assim desafogue os prontos socorros . ”Outra questão é se os municípios estão preparados para atender as demandas de urgências e emergência e se tem estrutura para anteder? Como anda a capacitação desses médicos? Outro ponto e questão salarial que hoje cada município paga valor diferente um ,isso faz com que tenha grande rotatividade de médicos."

“Acredita se que seja difícil fazer um consórcio para aumentar os salários da pediatria, mas estamos criando novas alternativas para melhorar esse quadro, o primeiro foi criação do conselho a onde vamos ouvir todos médicos através de um formulário, a onde os médicos iram apresentar suas queixas e desmotivação pela profissão.A ideia que com esse formulário posso traçar novas metas de melhoria na saúde.Assim como apoio do CRM-ES e Sindicato criaremos uma capacitações para atender as todos os médicos pediatras,”afirma secretário de saúde Tadeu Marino.