SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Estado decreta emergência e quer distribuir repelente


07/12/2015
Jornal A Tribuna


Foto: Thiago Guimarães

Conforme noticiou o jornal A Tribuna, com a intenção de combater o mosquito Aedes aegypti, o governo do Estado decretou ontem situação de emergência e pediu ao Ministério da Saúde que inclua na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) o fornecimento imediato de 50 mil unidades a grupo de riscos, especialmente as grávidas.

A prioridade a gestantes se dá porque o zika vírus está relacionado à microcefalia – com má-formação do cérebro do bebê que pode levar a problemas graves no desenvolvimento da criança. O decreto foi motivado porque o Espírito Santo registrou, entre 4 de janeiro e 28 de novembro deste ano, 35.388 casos de dengue. Já em relação ao zika vírus foram registrados no Estado até a última terça-feira 185 casos suspeitos da doença, sendo que cinco desses foram confirmados laboratorialmente.

O zika vírus já atingiu, pelo menos, 21 bairros na Grande Vitória, sendo 20 na capital e um em Vila Velha. Em outros 16 bairros da região metropolitana há casos sob investigação. Para alguns médicos, a situação já pode ser considerada uma epidemia. O governo do Estado também solicitou ao Ministério da Saúde o fornecimento de insumos e equipamentos para realização de exames no Laboratório Central da Sesa, assim como inseticidas para ações emergenciais e apoio do Exército no combate ao mosquito. Durante o encontro - que aconteceu ontem no Palácio Anchieta e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, como prefeitos da Grande Vitória, além de médicos e representantes de instituições de ensino —, o governador Paulo Hartung reforçou o pedido pela ajuda do Exército nas ações de combate.

Já o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que o decreto de situação de emergência elimina a burocracia. ''Isso vai nos ajudar muito, porque se sabe como é a burocracia do setor público. Esse decreto vai permitir que a gente faça um ataque mais fácil ao inimigo número um: o mosquito''. Prefeitos também anunciaram ações nesse combate. Hoje acontece o Dia D em Vitória, a partir das 9 horas, no Bairro da Penha, Bonfim e região, com a presença do Exército. Na Serra, o prefeito Audifax Barcelos instituiu um comitê de enfrentamento ao vírus.