SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Movimento quer mais de um milhão de assinaturas pela saúde


28/08/2012
Jornal Agora Sul   |   Anete Poll

Com a meta de arrecadar um milhão e 500 mil assinaturas, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública está realizando um abaixo-assinado com o objetivo de assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, desta forma, a lei complementar número 141, de 13 de janeiro de 2012.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande, Simerg, Horácio Brum, enfatiza, "este movimento exige juntamente com o controle social e toda a sociedade, transparência e correta aplicação desses recursos no SUS, garantindo um sistema justo e de qualidade para o povo brasileiro". As assinaturas serão encaminhadas posteriormente à Câmara dos Deputados.

Brum destaca que um dos grandes problemas da saúde é a falta de dinheiro. "O fechamento de hospitais, o mau atendimento e a baixa remuneração médica são fatores decorrentes da falta de recursos". Diz ainda que quando o Governo Federal quer cortar despesas, corta exatamente do Ministério da Saúde. "E esse movimento veio para recuperar essa causa".