SIMES | Notícia
Simes

Notícias

FENAM cobrará de Ministérios solução para a situação dos médicos em Livramento


23/06/2015
FENAM

Foto: Arquivo


A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) promoveu encontro de médicos brasileiros e uruguaios na cidade de Rivera, Uruguai, para tratar do exercício da medicina por parte dos estrangeiros no na cidade de Livramento-RS, que atualmente é feito graças a uma liminar da justiça.


O encontro foi coordenado pelo médico brasileiro Ziad Badra e contou com a presença de lideranças médicas brasileiras e uruguaias. Do lado brasileiro, além de outras lideranças, estiveram presentes o vice-presidente da FENAM, Otto Baptista, o diretor de Comunicação da FENAM, Jorge Darze e o diretor de Formação Profissional e Residência Médica, Marlonei dos Santos.


O atendimento em território brasileiro, feito por médicos uruguaios, encontra respaldo em uma liminar da Justiça Federal, concedida às prefeituras da região que alegam não conseguir médicos brasileiros em número suficiente para a população local.


Segundo Marlonei, a FENAM constatou que “há um ambiente harmonioso entre os médicos brasileiros e uruguaios não havendo disputa por espaço ou mercado. Existem especialidades médicas de um lado e que não tem no outro e a coexistência é pacífica”.



Ainda segundo o diretor, constatou-se que existe o desejo, por parte de todos os envolvidos, de legalizar a situação, “para que não ocorram problemas éticos e legais. Existe um acordo para o trabalho na fronteira, mas nas profissões regulamentadas, como a medicina, devem atender normas da profissão. A FENAM levará o assunto ao Ministério da Saúde e ao Ministério das Relações Exteriores, para que encaminhem uma solução para o problema”.