SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Fesumed aborda agenda da FENAM e aprova a volta do Sinmed-RJ


24/02/2014
Fernanda Lisboa

Aconteceu neste sábado a reunião da FENAM Regional Sudeste (Fesumed). O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Médicos de Niterói, São Gonçalo e Região. A agenda da FENAM e a volta do Rio de Janeiro à Fesumed foram destaques da pauta. Entre as próximas principais atividades do movimento médico nacional, estão a greve dos médicos federais e o Dia Nacional de Advertência e Protestos contra os planos de saúde.

Impulsionado pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ), ocorrerá entre os dias 17 e 22 de março, uma greve dos médicos federais, que contará com um gabinete de crise da FENAM no estado. A categoria reivindica, entre outros itens, um reajuste de 22,08%, jornada de 30 horas de trabalho sem redução salarial, incorporação das gratificações e correção dos benefícios. Já no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, as entidades médicas vão liderar uma mobilização contra os problemas que afetam o setor suplementar e ainda o Sistema Único de Saúde (SUS).

Presidida pelo médico niteroiense Clóvis Abrahim Cavalcanti, a Fesumed aprovou por unanimidade o retorno do Sinmed-RJ, que vai compor a entidade com representantes de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. “É uma grande satisfação voltar a integrar a Fesumed. A região sudeste foi onde nasceu o movimento médico nacional e é preciso que trabalhemos em conjunto para organizar e fortalecer a luta”, disse o presidente do Sinmed-RJ, Jorge Darze.