SIMES | Notícia
Simes

Notícias

Hábitos saudáveis ainda são a melhor forma de prevenir câncer


08/04/2015
Portal Leia-se   |   Andressa Mian


Foto: POREM

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta quarta-feira (08), e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença registra anualmente 14 milhões de novos casos, além de 8 milhões de mortes no mundo todo.
A datafoi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.

O dia serve também para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo, em especial o câncer de pele.
As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos como o ambiente, costume ou hábitos pessoais, e fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

De acordo com a médica nutróloga da Clínica XV de Novembro,Nayara Rocio,com o exame análise de DNA é possível dar início à investigação de doenças de ordem hereditária, como alguns tipos de câncer.

Entretanto, o exame ainda é raro no Brasil, além de ser extremamente caro, sendo algo fora da realidade para a maioria dos brasileiros. Para um combate mais eficaz à origem da doença, é possível tomar atitudes relacionadas à alimentação e ao estilo de vida.

Segundo Nayara, a doença pode ser desenvolvida após uma desordem mitocondrial dentro das células, que associadas ao fator genético, podem desencadear a doença. ''Para quem não possuiu o fator genético é mais raro que a doença se desenvolva, mas ela pode ser desencadeada por fatores externos. Para quem tem o fator genético, se não se submeter a um ambiente propício, a doença também tende a não se desenvolver. O problema é que, a não ser pelo exame de DNA, não temos como saber se a pessoa tem o fator genético ou não. Então adotar alguns hábitos de vida saudáveis é essencial'', explicou Nayara.

Dicas

- Reduza o consumo de açúcar, porque as células tumorais se alimentam deste alimento e não podem viver em ambientes pobres em carboidratos;
- Se exercite. O oxigênio é o verdadeiro extintor de células cancerígenas, uma vez que as mesmas não conseguem se manter vivas em ambientes bem oxigenados;
- Tome chá verde, porque ele é um anticancerígeno;
- Ingira couve-flor, repolho e brócolis. As hortaliças brassicas previnem o câncer de mama e ovários, mesmo em pessoas predispostas geneticamente;
- Use curcumina. Este tempero indiano tem o poder de não permitir que células tumorais se proliferem;
- Diminua a ingestão de derivados do leite de vaca, porque as mulheres que ingerem essa substância tem 30% mais chance de desenvolver câncer;
- Não tome refrigerante, pois ele acidifica o sangue e o câncer só se desenvolve em ambiente ácido.
Ação

O Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) realiza nesta quinta-feira (09) uma manhã de arte, beleza e bem estar para pacientes em tratamento. É a quarta edição da Oficina Laços, Lenços e Fitas. Na programação estão dicas de maquiagem, moda, artesanato e literatura.

O evento reúne também ex-pacientes, que já passaram pela quimioterapia e vão ensinar os truques da beleza a quem está passando pelo tratamento.
Segundo a assistente social Bianca Beraldi, que organiza o evento, o período do tratamento deixa a paciente bastante fragilizada e a oficina tem o objetivo de propiciar momentos alegres para transformar as dificuldades em oportunidades de crescimento e vitória.

Durante o evento, as pacientes vão aderir à campanha nacional de prevenção ao câncer, tirando fotos com perucas coloridas e postando nas redes sociais com a hashtag#forçanaprevenção.

Serviço

Oficina Laços Lenços e Fitas
Dia: 9 de abril
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Centro de Capixaba de Oncologia
Endereço: Rua Manoel Feu Subtil, 120 – Enseada do Sua, Vitória – ES, 29050-400
Telefone: (27) 2127-4444